Ícone do site Blog Logística

  Entenda como a logística pode influenciar o modelo de negócio

O modelo de negócio de uma empresa é uma série de definições que determinam os objetivos daquele empreendimento no mercado em que está inserido. Não há como imaginar um negócio que não tenha um modelo muito bem definido.

Além disso, esse molde também precisa ser seguido a risca pelos gestores, o que muitos não sabem é que os processos logísticos podem ter uma influência direta nesse tipo de definição. Pensando na importância do assunto, nós resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos como a logística deve se ajustar em um modelo de negócio e contribuir para o sucesso de um empreendimento. Saiba mais!

O que é um modelo de negócio?

Antes de entender a relação entre a logística e o modelo de negócio é importante conhecer o conceito deste elemento. Basicamente, podemos dizer que é um processo que define a lógica de criação, entrega e a captura de valor por parte de uma organização.

O modelo de negócio também pode ser definido como um conjunto de todas as suas operações, políticas, métodos e tecnologias. Sendo assim, esse critério está mais relacionado às características de sua empresa do que, propriamente dito, ao mercado em que atua.

Embora, em alguns casos, ela seja vista sob os aspectos comuns de seu mercado, porém, sem perder as oportunidades de explorar os seus resultados de forma diferente.

Como a logística influencia no modelo de negócio?

Agora que você já entendeu o que é modelo de negócio , mostraremos como a logística pode o influenciar em sua empresa. Continue lendo!

Redução de custos

Uma das grandes influências que a logística tem no modelo de negócio é a redução de custos de um empreendimento. Geralmente, transportar mercadorias de um armazém para outro ou, até mesmo, para os seus clientes, é um processo que tem gastos que, caso não sejam gerenciados de forma correta, prejudicam a lucratividade do negócio.

Nesse caso, os procedimentos logísticos auxiliam uma empresa a gerenciar melhor esse custo, evitando que eles se elevem em determinados pontos e não prejudiquem os seus lucros ao final de um período.

Aumento da eficiência das atividades

Outro ponto que a logística influencia no modelo de negócio é no aumento da eficiência das atividades de uma empresa. Quando você consegue reduzir prazos de entrega e atender os seus clientes com excelência, automaticamente, as atividades de sua empresa serão mais eficientes, abrangendo mais partes do seu mercado.

Esse aumento na eficiência das atividades também favorece o aumento das vendas de uma empresa, bem como, potencializa a sua lucratividade. Obviamente, para que isso ocorra é fundamental que todo o processo logístico seja otimizado para garantir que os custos não sejam elevados e prejudiquem o lucro.

Facilidade de armazenamento

Por fim, temos a facilidade de armazenamento. A logística se adapta ao modelo de negócio nas questões de armazenamento dos processos de uma empresa. Ao adotar as estratégias desse segmento de mercado sua empresa desenvolverá técnicas de armazenagem mais eficientes, evitando a perda de produtos devido a erros no armazenamento.

Como ajustar a logística ao modelo de negócio de um empreendimento?

Agora, mostraremos o que você deve fazer para ajustar a logística aos modelos de negócio. O primeiro passo: é importante que você conheça todas as necessidades da sua empresa. Não adianta adotar um processo de logística extremamente avançado sem que você ao menos saiba como é o funcionamento do seu negócio.

Você precisa conhecer todas as suas necessidades, desde a entrada de mercadorias do seu estoque, passando pelo processo de vendas, carregamento, trajeto até que o produto chegue ao seu destino. Além disso, também é importante conhecer bem os procedimentos que não pertencem à área de logística e estão mais relacionados com questões administrativas como o pagamento de fornecedores, recebimento de clientes, entre outros.

Conhecer esses elementos também é importante para gerenciar os recursos da sua empresa que serão destinados ao fomento e investimento das áreas de logística, vendas e gestão de estoque. Portanto, eles não podem ser esquecidos e você precisa conhecer bem os procedimentos que envolvem essas etapas.

Fazendo esse tipo de análise, será capaz de identificar possíveis problemas que podem estar comprometendo a sua capacidade de escoamento de mercadorias, do mesmo modo que poderá detectar desvios ou erros operacionais que fazem sua empresa desperdiçar dinheiro ao longo dos processos internos e externos.

Os processos logísticos precisam estar muito bem definidos para garantir o alinhamento com o seu modelo de negócio e assim, a sua empresa aproveitará todas as vantagens que essa relação proporciona.

Quais são as consequências de não adotar esse processo?

Para finalizar este artigo, precisamos destacar alguns riscos que você pode sofrer caso o seu modelo de negócio não esteja adequado aos processos logísticos. Não ter essa relação bem desenvolvida causa muitos prejuízos para a sua empresa.

Inicialmente, você ou sua empresa pode ter problemas para gerenciar seus custos com transportes, bem como, com a armazenagem de seus produtos, correndo riscos de perder mercadorias ou, até mesmo alguns clientes, devido a atrasos na entrega.

O impacto disso é muito fácil de ser percebido, afinal, a lucratividade da empresa depende muito desses dois elementos. Nesse sentido, caso a empresa não tenha processos logísticos bem alinhados com o modelo de negócio, poderá vir a sofrer esses tipos de problemas.

Por fim, podemos concluir que um modelo de negócio afinado com os processos logísticos de uma empresa garante que a companhia se coloque em um patamar de eficiência diferenciado, impactando positivamente a sua lucratividade, fazendo com que fique em outro nível em termos de competitividade perante o seu mercado.

Gostou destas informações? Quer continuar estudando sobre outros assuntos importantes para o seu negócio? Então, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos como desenvolver um planejamento logístico de forma eficiente.

Sair da versão mobile