2020
O que é auditoria logística e como fazer corretamente? Aprenda aqui!
A auditoria logística pode ser definida como um diagnóstico logístico para analisar as disfunções presentes na empresa. Dessa forma, é possível ter sucesso em todas as etapas do processo logístico, como no transporte, na armazenagem e na entrega dos bens aos clientes.
Realizar uma auditoria logística na sua empresa proporciona diversos benefícios, como: identificar quais métodos e procedimentos podem controlar gastos desnecessários; auxiliar no levantamento de dados precisos; desenvolver estratégias de logística mais coerentes com a realidade e proporcionar o sucesso de frota.
Deseja saber como fazer uma auditoria logística de qualidade? Então, continue a leitura!
Como fazer uma boa auditoria de logística?
Há diversas maneiras de realizarmos uma auditoria logística, mas há algumas que nos proporcionam uma maior eficiência.
- Determine a eficácia dos objetivos propostos
- Defina as preferências e os requisitos do seu cliente e aplique metas para poder colocar em prática
- Analise as práticas logísticas que estão sendo adotadas atualmente e detalhe cada uma
- Faça uma análise dos dados logísticos
- Faça uma identificação das iniciativas e dos programas
- Priorize os projetos
- Analise, desenvolva e implemente o plano desenvolvido
- Após implantado, avalie o desempenho e, se necessário, aplique melhorias
- Após a identificação das questões mais importantes para a realização da auditoria logística, é hora de estabelecermos as variáveis críticas.
Abaixo, classificaremos essas variáveis em duas categorias: variáveis Quantitativas e variáveis Qualitativas.
Variáveis Quantitativas
As variáveis quantitativas tem como objetivo estabelecer regras para a realização da auditoria nas operações já existentes, além de fazer uma simulação das situações, a fim de que possamos entender a capacidade da empresa em atender às exigências e demandas futuras do mercado em que vivemos.
Como o próprio nome nos diz, essas variáveis podem ser medidas numericamente e, então, comparadas às operações futuras ou, até mesmo, as presentes. Desse modo, podem ser classificadas em quatro categorias: taxa de transferência de demanda, serviço, custo e utilização.
Taxa de transferência de demanda
É realizada a fim de analisar a capacidade do sistema da sua empresa (como os centros de distribuição), visando aos objetivos estratégicos do negócio.
Para efetuarmos a análise e conduzi-la da forma correta, é preciso sabermos as previsões futuras e os dados relacionados às localidades geográficas do seu cliente.
Serviço
Um dos principais objetivos da logística é atender os anseios do cliente de forma econômica e progressa. Atender bem o seu cliente requer, antes disso, a realização de todo um plano embasado no marketing.
Por isso, um programa de atendimento ao cliente precisa priorizar e identificar as ações necessárias, a fim de acomodar os pedidos logísticos dos clientes tão bem ou até melhor e mais eficiente do que os seus concorrentes.
O básico exigido para um eficaz atendimento ao cliente é focar nos aspectos operacionais de logística e garantir que a organização seja capaz o suficiente para fornecer os 6 direitos aos seus clientes: quantidade certa do produto, no período certo, na localidade certa, no valor certo e com a informação certa.
Conforme foi dito acima, a satisfação do cliente se baseia nos seguintes aspectos:
- Taxa de atendimento do pedido;
- Satisfação do cliente;
- Porcentagem eficaz na resolução dos problemas;
- Realizar o acompanhamento do produto e analisar o desempenho do rastreamento;
- Ter precisão na entrada do pedido do cliente;
- Tempo e entrada do pedido.
Análise de custos
Esse ponto tem como objetivo identificar ou estabelecer os custos gerados no atendimento ao cliente. Ao fazermos a análise, temos o desafio de interpretar e compreender as variações nas margens.
O espaço presente entre o custo mais alto e o mais baixo é crítico, e é de suma importância entendermos os elementos de escalonamento de custos.
Análise de utilização
Essa análise nos dá a indicação em relação à utilização de recursos. Entretanto, para calcularmos a porcentagem de utilização precisamos de algumas coisas, como: capacidade instalada das unidades de produção, RH empregados, detalhamento do equipamento que foi empregado e diversas outras. Logo, de forma resumida, para chegarmos à taxa de utilização, basta fazermos:
Utilização de capacidade/Capacidade instalada
Variáveis qualitativas
Essas variáveis são feitas com o intuito de dar uma forma concreta a tudo o que foi planejado e estabelecido na organização.
Os chefes de departamento deverão ser os entrevistadores, a fim de entender o funcionamento da corporação e entender o que deve ser aplicado para adquirirmos melhorias e redução dos custos.
Exemplificaremos abaixo quais as variáveis qualitativas devem ser submetidas à auditoria logística.
- Planos de distribuição;
- Planos de armazenamento;
- Planos de terceirização;
- Desenvolvimento de fornecedores das áreas locais;
- Projetos de marketing;
- Ações de produção;
- Projetos de mix de produtos.
É importante acompanhar de perto o relacionamento com clientes e fornecedores?
Sim! Esse é um ponto fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. Uma boa relação entre clientes e seus fornecedores gera confiança e prosperidade para ao avanço da corporação.
Em meio ao capitalismo vigente, o mercado se tornou muito competitivo e vasto. Diante disso, para obtermos êxito é necessário dedicação em todos os setores que compõem a empresa. Aplicar bons projetos para a melhoria da relação cliente-fornecedor é imprescindível.
Então, acompanhar de perto o relacionamento com clientes e fornecedores proporciona uma série de benefícios para a sua instituição. Eles passam a ter uma maior abertura para fazer críticas e dar sugestões de melhorias, possibilitando uma melhor correção dos erros, ao invés de ficarem aborrecidos e frustrados.
Além disso, tanto o cliente quanto o fornecedor ficarão mais leais e compromissados com a sua empresa, confiando no seu trabalho de olhos fechados!
Para desenvolver tudo isso, é preciso colocar o diálogo em prática, permitindo um relacionamento mais agradável e duradouro.
Diante do que foi dito, esperamos que agora fique muito mais fácil em fazer uma auditoria logística na sua empresa.
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