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O que é auditoria logística e como fazer corretamente? Aprenda aqui!

A auditoria logística pode ser definida como um diagnóstico logístico para analisar as disfunções presentes na empresa. Dessa forma, é possível ter sucesso em todas as etapas do processo logístico, como no transporte, na armazenagem e na entrega dos bens aos clientes.

Realizar uma auditoria logística na sua empresa proporciona diversos benefícios, como: identificar quais métodos e procedimentos podem controlar gastos desnecessários; auxiliar no levantamento de dados precisos; desenvolver estratégias de logística mais coerentes com a realidade e proporcionar o sucesso de frota.

Deseja saber como fazer uma auditoria logística de qualidade? Então, continue a leitura!

Como fazer uma boa auditoria de logística?

Há diversas maneiras de realizarmos uma auditoria logística, mas há algumas que nos proporcionam uma maior eficiência.

Abaixo, classificaremos essas variáveis em duas categorias: variáveis Quantitativas e variáveis Qualitativas.

Variáveis Quantitativas

As variáveis quantitativas tem como objetivo estabelecer regras para a realização da auditoria nas operações já existentes, além de fazer uma simulação das situações, a fim de que possamos entender a capacidade da empresa em atender às exigências e demandas futuras do mercado em que vivemos.

Como o próprio nome nos diz, essas variáveis podem ser medidas numericamente e, então, comparadas às operações futuras ou, até mesmo, as presentes. Desse modo, podem ser classificadas em quatro categorias: taxa de transferência de demanda, serviço, custo e utilização.

Taxa de transferência de demanda

É realizada a fim de analisar a capacidade do sistema da sua empresa (como os centros de distribuição), visando aos objetivos estratégicos do negócio.

Para efetuarmos a análise e conduzi-la da forma correta, é preciso sabermos as previsões futuras e os dados relacionados às localidades geográficas do seu cliente.

Serviço

Um dos principais objetivos da logística é atender os anseios do cliente de forma econômica e progressa. Atender bem o seu cliente requer, antes disso, a realização de todo um plano embasado no marketing.

Por isso, um programa de atendimento ao cliente precisa priorizar e identificar as ações necessárias, a fim de acomodar os pedidos logísticos dos clientes tão bem ou até melhor e mais eficiente do que os seus concorrentes.

O básico exigido para um eficaz atendimento ao cliente é focar nos aspectos operacionais de logística e garantir que a organização seja capaz o suficiente para fornecer os 6 direitos aos seus clientes: quantidade certa do produto, no período certo, na localidade certa, no valor certo e com a informação certa.

Conforme foi dito acima, a satisfação do cliente se baseia nos seguintes aspectos:

Análise de custos

Esse ponto tem como objetivo identificar ou estabelecer os custos gerados no atendimento ao cliente. Ao fazermos a análise, temos o desafio de interpretar e compreender as variações nas margens.

O espaço presente entre o custo mais alto e o mais baixo é crítico, e é de suma importância entendermos os elementos de escalonamento de custos.

Análise de utilização

Essa análise nos dá a indicação em relação à utilização de recursos. Entretanto, para calcularmos a porcentagem de utilização precisamos de algumas coisas, como: capacidade instalada das unidades de produção, RH empregados, detalhamento do equipamento que foi empregado e diversas outras. Logo, de forma resumida, para chegarmos à taxa de utilização, basta fazermos:

Utilização de capacidade/Capacidade instalada

Variáveis qualitativas

Essas variáveis são feitas com o intuito de dar uma forma concreta a tudo o que foi planejado e estabelecido na organização.

Os chefes de departamento deverão ser os entrevistadores, a fim de entender o funcionamento da corporação e entender o que deve ser aplicado para adquirirmos melhorias e redução dos custos.

Exemplificaremos abaixo quais as variáveis qualitativas devem ser submetidas à auditoria logística.

É importante acompanhar de perto o relacionamento com clientes e fornecedores?

Sim! Esse é um ponto fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. Uma boa relação entre clientes e seus fornecedores gera confiança e prosperidade para ao avanço da corporação.

Em meio ao capitalismo vigente, o mercado se tornou muito competitivo e vasto. Diante disso, para obtermos êxito é necessário dedicação em todos os setores que compõem a empresa. Aplicar bons projetos para a melhoria da relação cliente-fornecedor é imprescindível.

Então, acompanhar de perto o relacionamento com clientes e fornecedores proporciona uma série de benefícios para a sua instituição. Eles passam a ter uma maior abertura para fazer críticas e dar sugestões de melhorias, possibilitando uma melhor correção dos erros, ao invés de ficarem aborrecidos e frustrados.

Além disso, tanto o cliente quanto o fornecedor ficarão mais leais e compromissados com a sua empresa, confiando no seu trabalho de olhos fechados!

Para desenvolver tudo isso, é preciso colocar o diálogo em prática, permitindo um relacionamento mais agradável e duradouro.

Diante do que foi dito, esperamos que agora fique muito mais fácil em fazer uma auditoria logística na sua empresa.

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