Ícone do site Blog Logística

Veja 8 principais desafios da logística no Brasil e como superá-los

desafios da logística no Brasil

O setor logístico representa uma grande importância na economia brasileira, afinal, graças ao tamanho continental do nosso país e a necessidade de escoar mercadorias e produtos por ele esse tipo de serviço é de extrema importância para todos os cidadãos. Entretanto, existe uma série de desafios da logística no Brasil que ainda precisam ser superados.

Portanto, é fundamental que um empresário que atua nesse setor ou, pelo menos, precisa dele para escoar suas mercadorias, conheça cada um desses desafios para aprender a superá-los de forma eficiente.

Neste artigo, discorreremos sobre cada um deles de forma simples e prática para que você os conheça a fundo. Acompanhe!

1. Altos custos

Um dos desafios principais desse setor são os altos custos, nesse sentido, a redução deles é uma busca constante das empresas que atuam no setor. Entretanto, esse tipo de questão só poderá ser resolvida se a empresa estiver disposta a implementar melhorias na sua eficiência operacional.

Ao planejar os processos e implementar novas estratégias, será possível ter uma visão mais ampla dos seus custos, gerando a possibilidade de obter redução desses gastos de modo que essa ação não interfira negativamente nos resultados do negócio.

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada para garantir que as receitas da empresa sejam utilizadas de forma mais eficiente e garantam que os custos não as extrapolem, favorecendo, assim, a melhor gestão desses elementos.

2. Necessidade de monitoramento constante de cargas

Outro grande desafio é a necessidade de monitoramento constante de cargas. Isso ocorre, principalmente, devido à insegurança nas vias, bem como, da negligência dos motoristas que, em alguns casos, podem traçar rotas incorretas que fazem as mercadorias demorarem a chegar ao seu destino.

Isso se torna um problema ainda maior quando esses produtos são de origem alimentícia ou médica e hospitalar e têm prazos de vencimento.

3. Inovação

Outra dificuldade que algumas empresas enfrentam é o investimento para aproveitar inovações do mercado. A utilização da tecnologia, como já mencionamos, é primordial para garantir uma gestão logística.

Entretanto, nem sempre, essas ferramentas estão a disposição de todos os empresários desse setor. Com isso, muitos ficam de fora dessas inovações e acabam não aproveitando todos os benefícios que elas podem proporcionar.

4. Falta de qualidade nos portos

Os portos que existem no Brasil também entram para a lista dos desafios do setor logístico. Os custos existentes neles são bastante elevados, independentemente de quem exporta ou importa.

Um bom exemplo disso é o porto de Santos, um dos maiores do país. Em média, um navio fica cerca de 18 dias atracado esperando o carregamento e não existe espaço suficiente para que outros navios possam atracar. Lembrando que estamos descrevendo a realidade do gigante dos portos brasileiros, imagina, então, o que ocorre nos outros que são bem menores.

Com isso, é muito comum que clientes cancelem pedidos por causa dessa demora na entrega das mercadorias, pois, falta infraestrutura para escoar a produção. Devido a esse tempo de espera aumentado, o preço dos fretes marítimos sobrecarrega o importador ou exportador.

Tudo isso acaba trazendo dificuldades nos processos logísticos brasileiros, aumentando o custo para as empresas e fazendo com que elas percam competitividade perante o mercado externo.

5. Baixa infraestrutura

Outro grande desafio da logística brasileira é a falta de qualidade da infraestrutura, bem como, a defasagem da estrutura de transportes. Além disso, o mercado tem evoluído de maneira tão rápida que as modificações na infraestrutura não estão conseguindo acompanhar o setor logístico que está sempre necessitando de uma estrutura melhor.

6. Insegurança no transporte

Quem necessita transportar produtos na malha rodoviária sofre com outro problema muito grave, a insegurança nas estradas. Além das chances de acidentes com os caminhões, também devemos destacar os perigos dos assaltos e sequestros que são, diariamente, sofridos pelas empresas e seus funcionários.

Roubos e furtos de cargas já se tornaram uma rotina nas estradas do Brasil. Assim, a estatística só aumenta. Nesse sentido, as empresas precisam criar mecanismos para garantir uma maior segurança de seus caminhões nas estradas, tendo em vista que, dificilmente, o estado conseguirá cuidar disso sozinho.

7. Volatilidade do preço do combustível

Todos os brasileiros vivenciam as mudanças nos preços dos combustíveis. Se para as pessoas físicas isso já é um grande fardo a ser carregado, imagine para as empresas que atuam no setor logístico.

Portanto, esse é outro grande desafio que precisa ser superado. O grande problema é que, como se tratam de preços fixados por uma empresa estatal, o empresário fica amarrado aos ajustes que ela mesmo, deliberadamente, impõe.

8. Mão de obra qualificada

Por fim, temos a dificuldade de encontrar mão de obra especializada. Para que a operação logística logre êxito é fundamental que exista a participação de pessoas encarregadas de desenvolver suas atividades dentro de um processo logístico. Nesse sentido, a capacitação técnica e o treinamento especializado se tornam ferramentas imprescindíveis para garantir esse tipo de diferencial.

Empresários, dos mais variados setores, reconhecem que os profissionais são fundamentais para o desenvolvimento de uma organização, e que podem ajudar a minimizar os impactos sofridos pelas empresas que atuam no setor logístico brasileiro.

Para superar esses grandes desafios, é fundamental que o empresário esteja sempre atento às novidades do seu seguimento, tenha a cabeça aberta para absorver o que, de fato, é relevante para suas operações e conte com o apoio da tecnologia para solucionar questões mais abrangentes e complexas.

Além disso, é fundamental que você também tenha o apoio de bons fornecedores do setor logístico. Empresas que, de fato, oferecem soluções que servirão para que todos esses desafios sejam superados com eficiência.

Assim, será mais fácil passar por eles sem maiores complicações ou dificuldades. Além disso, esse tipo de terceirização também possibilitará ao gestor dar mais foco em outras áreas do negócio, tais como: vendas, relacionamento com clientes etc.

Como você pode perceber, os desafios da logística no Brasil são muitos, entretanto, contando com o apoio de fornecedores qualificados e que prestem serviços de qualidade, eles podem ser consideravelmente reduzidos e será mais fácil lidar com cada um deles.

Se você gostou deste conteúdo e quer acrescentar alguma coisa a ele, convidamos a deixar um comentário logo abaixo. Sua opinião sobre este assunto é muito importante para nós.

Sair da versão mobile