Descubra agora como otimizar o processo de recepção de mercadorias

A recepção de mercadorias é o processo que acontece quando os produtos adquiridos por meio de seus fornecedores chegam até a sua empresa. Esse processo se dá pelas seguintes etapas:

  • agendamento da entrega;
  • identificação da mercadoria;
  • verificação das notas fiscais;
  • inspeção de avarias;
  • separação ou reorganização de mercadorias;
  • sistematização da gestão do estoque.

Pode parecer um processo habitual, porém o recebimento de mercadorias é um procedimento complexo e trabalhoso, o que requer muita atenção do colaborador. Afinal de contas, algumas fraudes e falhas podem impactar as finanças e a produtividade da organização, como divergências entre: a compra e o preço negociado, quantidade, informações constadas em nota, local de entrega, dados cadastrais, entre outras coisas.

Diante desses desafios, este artigo tem como objetivo apresentar 5 dicas para otimizar o processo de recepção de mercadorias nos galpões de armazenamento. Acompanhe a leitura e confira!

Crie procedimentos

Um problema comum identificado em processos de recebimento de mercadorias é a inexistência de um bom planejamento. A ausência de procedimentos definidos que os colaboradores possam executar na chegada de uma mercadoria atrasa a organização e gera custos para a empresa.

Portanto, é preciso criar um método para que haja melhor supervisão do trabalho, a fim de reduzir desvios, erros e uma série de falhas ocasionadas pela conduta inapropriada de um funcionário.

Tenha um agendamento de entrega

Trabalhar com o agendamento de entrega de mercadorias é um meio de otimizar o espaço tanto para o recebimento quanto para a estocagem dos produtos. O proveito da mão de obra contribui, por exemplo, para o planejamento de promoções e vendas.

Capacite sua equipe

Ter funcionários treinados é um dos princípios para maximizar a produtividade desse processo. Um profissional preparado é mais analítico e estratégico diante dos problemas e tem capacidade de exercer suas funções de forma mais precisa e eficaz.

Em razão disso, é relevante capacitar e conscientizar a equipe para realizar a comparação entre o pedido, a nota e a inspeção das condições gerais da carga recebida.

Integre os setores

Para o sucesso de uma empresa, é preciso haver integração entre todos os departamentos. Assim, trabalhando em conjunto e de forma mais harmônica, é mais fácil atingir um resultado eficiente.

Portanto, a logística deve estabelecer comunicação com todos os setores, principalmente com o departamento de transporte, compras e vendas. Uma vez que isso ocorre, o recebimento de mercadorias é mais coerente e rápido, contribuindo para que a organização mantenha seus estoques abastecidos. Isso afeta diretamente a satisfação de seus clientes.

Conte com a ajuda da tecnologia

Muitos pensam que modernizar uma organização é apenas um método de sofisticar seus processos, mas, na verdade, isso está diretamente ligado à simplificação das tarefas operacionais. Dessa forma, a tecnologia pode ser um fator decisivo e um diferencial para alcançar maior produtividade.

Com o emprego de uma tecnologia de ponta, você pode adquirir soluções que viabilizam as atividades de agendamento, gestão de estoque e conferência de nota fiscal, além de reduzir o índice de erros na tributação. Todos esses fatores tornam o recebimento de mercadorias mais ágil.

No entanto, quando uma organização opta por não otimizar o processo de recebimento de mercadorias, ela pode estar provocando prejuízos em seu faturamento e em suas atividades operacionais.

Desse modo, os impactos em produtividade e orçamentos produzem ineficiência da gestão de estoque, gerando um ciclo vicioso. Contudo, o emprego dessas dicas pode tornar a recepção das mercadorias mais dinâmica, eficaz e produtiva.

Gostou do nosso artigo sobre como otimizar o processo de recepção de mercadorias? Quer se manter atualizado sobre esse e outros assuntos relacionados à logística? Então, assine a nossa newsletter e receba as publicações do nosso blog diretamente no seu e-mail!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Gestão TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 15 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.