2017
Conheça 5 melhores práticas de operação logística para adotar!
A logística tem evoluído cada vez mais, tornando-se peça fundamental na estratégia de negócios. Com isso, o foco deixa de ser completamente voltado para as rotinas operacionais e passa a ser direcionado também para a otimização dos processos e aprimoramento dos resultados.
A seguir, citaremos algumas das melhores práticas que podem — e devem — ser adotadas para a melhoria do setor. Continue a leitura e veja quais são elas!
1. Monitoramento de transportes
O monitoramento de transportes é uma rotina que beneficia a empresa de diversas formas. Entre elas, podemos destacar:
- Acompanhamento do cumprimento das rotas que foram planejadas;
- Conhecimento do status do transporte em tempo real, identificando ocorrências e elaborando ações mais acertadas, de forma mais ágil;
- Possibilidade de oferecer o controle do status do pedido para os clientes, ou mesmo trabalhar com a notificação proativa — nesse caso, o consumidor é avisado antes que entre em contato com a central.
Essa atividade permite acompanhar melhor o processo e identificar as falhas no momento em que elas ocorrem, facilitando o levantamento das causas e a criação de soluções mais eficazes.
2. Melhores práticas na gestão de estoque
O estoque é uma área importante para a empresa e é a principal responsável por controlar as quantidades de item. Sua gestão evita faltas e excessos e equilibra o atendimento da demanda com o estoque mínimo.
Entre algumas práticas essenciais para uma gestão de estoque eficaz, podemos citar: cadastro padronizado, acompanhamento do giro dos produtos, previsão de demanda, inventários cíclicos e integração com área de Compras e Comercial — que vão ajudar a compor um estoque mais condizente com a realidade.
3. Acompanhamento de indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são um excelente recurso que qualquer gestor pode utilizar para avaliar sua operação logística. A ideia é utilizar essa ferramenta para analisar os resultados dos processos, compará-los aos objetivos e avaliar se os esforços empregados foram suficientes.
Eles também são um excelente meio de identificar falhas processuais. Para monitorar as operações, pode-se calcular: nível de serviço de entregas, frete (por região, cliente, rota, etc), índice de avarias e extravios, índice de atendimento de pedidos e custos totais, por exemplo.
4. Investimento em tecnologia
Existem diversas soluções disponíveis no mercado, voltadas para otimizar os mais diversos processos em uma empresa. O ideal é contar com soluções que ajudem a automatizar as rotinas, mas que ao mesmo tempo ofereçam a possibilidade de integrar as atividades e setores, mantendo a comunicação fluida e precisa.
5. Aluguel de galpão como estratégia de operação logística
O aluguel de galpões é uma excelente estratégia para promover a redução de custos e aprimorar as operações logísticas. Essa opção ajuda a situar o Centro de Distribuição em localidades mais estratégicas, é altamente escalável (comportando o aumento de movimentação de materiais) e ainda gera custos menores do que os de manter uma estrutura própria, entre outros benefícios.
Para adotar as melhores práticas de logística, uma dica é avaliar a atuação de outras empresas do ramo, quais são seus principais acertos e motivos de reclamação dos clientes — como exemplo do que não se deve seguir — e estudar a viabilidade de se implantar o modelo em sua empresa, mesmo que para isso sejam necessários alguns ajustes.
Gostou desse artigo? Então aproveite para conferir quando optar pela locação de galpões. Nos vemos no próximo post!
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
PUBLICADO EM Mercado TAGS: Estoque, gestão de estoque, Indicadores de desempenho,
7 Comentários
COMENTÁRIOS
Deixe o seu comentário!
Deixe um comentário
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
Pretendo conhecer as 5 dimensões do diagnostico operacional.
Olá Afonso,
Leia também nosso post: Você conhece as 5 dimensões do diagnóstico operacional?
Cadastre-se em nossa newsletter para receber mais informações.
Abs.
Quais são as formas de cobrança pela prestação do serviço de operador logístico?
Tem algum curso semi intensivo?
Obrigado.
Olá Fernando, obrigado pelo contato! Vou pedir para a equipe entrar em contato com você para lhe ajudar com suas dúvidas. Grande abraço!
Adoreeeei, muito obrigado
Adoreeeei, muito obrigado
Olá Raíssa, tudo bom? Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando. Grande abraço!