Conheça 5 melhores práticas de operação logística para adotar!

A logística tem evoluído cada vez mais, tornando-se peça fundamental na estratégia de negócios. Com isso, o foco deixa de ser completamente voltado para as rotinas operacionais e passa a ser direcionado também para a otimização dos processos e aprimoramento dos resultados.

conheca-5-melhores-praticas-de-operacao-logistica-para-adotar.jpeg

A seguir, citaremos algumas das melhores práticas que podem — e devem — ser adotadas para a melhoria do setor. Continue a leitura e veja quais são elas!

1. Monitoramento de transportes

O monitoramento de transportes é uma rotina que beneficia a empresa de diversas formas. Entre elas, podemos destacar:

  • Acompanhamento do cumprimento das rotas que foram planejadas;
  • Conhecimento do status do transporte em tempo real, identificando ocorrências e elaborando ações mais acertadas, de forma mais ágil;
  • Possibilidade de oferecer o controle do status do pedido para os clientes, ou mesmo trabalhar com a notificação proativa — nesse caso, o consumidor é avisado antes que entre em contato com a central.

Essa atividade permite acompanhar melhor o processo e identificar as falhas no momento em que elas ocorrem, facilitando o levantamento das causas e a criação de soluções mais eficazes.

2. Melhores práticas na gestão de estoque

O estoque é uma área importante para a empresa e é a principal responsável por controlar as quantidades de item. Sua gestão evita faltas e excessos e equilibra o atendimento da demanda com o estoque mínimo.

Entre algumas práticas essenciais para uma gestão de estoque eficaz, podemos citar: cadastro padronizado, acompanhamento do giro dos produtos, previsão de demanda, inventários cíclicos e integração com área de Compras e Comercial — que vão ajudar a compor um estoque mais condizente com a realidade.

3. Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são um excelente recurso que qualquer gestor pode utilizar para avaliar sua operação logística. A ideia é utilizar essa ferramenta para analisar os resultados dos processos, compará-los aos objetivos e avaliar se os esforços empregados foram suficientes.

Eles também são um excelente meio de identificar falhas processuais. Para monitorar as operações, pode-se calcular: nível de serviço de entregas, frete (por região, cliente, rota, etc), índice de avarias e extravios, índice de atendimento de pedidos e custos totais, por exemplo.

4. Investimento em tecnologia

Existem diversas soluções disponíveis no mercado, voltadas para otimizar os mais diversos processos em uma empresa. O ideal é contar com soluções que ajudem a automatizar as rotinas, mas que ao mesmo tempo ofereçam a possibilidade de integrar as atividades e setores, mantendo a comunicação fluida e precisa.

5. Aluguel de galpão como estratégia de operação logística

O aluguel de galpões é uma excelente estratégia para promover a redução de custos e aprimorar as operações logísticas. Essa opção ajuda a situar o Centro de Distribuição em localidades mais estratégicas, é altamente escalável (comportando o aumento de movimentação de materiais) e ainda gera custos menores do que os de manter uma estrutura própria, entre outros benefícios.

Para adotar as melhores práticas de logística, uma dica é avaliar a atuação de outras empresas do ramo, quais são seus principais acertos e motivos de reclamação dos clientes — como exemplo do que não se deve seguir — e estudar a viabilidade de se implantar o modelo em sua empresa, mesmo que para isso sejam necessários alguns ajustes.

Gostou desse artigo? Então aproveite para conferir quando optar pela locação de galpões. Nos vemos no próximo post!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

7 Comentários

  1. Afonso delfina Gonga disse:

    Pretendo conhecer as 5 dimensões do diagnostico operacional.

  2. Fernando Toyoji Tatemoto disse:

    Quais são as formas de cobrança pela prestação do serviço de operador logístico?
    Tem algum curso semi intensivo?
    Obrigado.

  3. Raíssa disse:

    Adoreeeei, muito obrigado

  4. Raíssa disse:

    Adoreeeei, muito obrigado

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.