A logística tem evoluído cada vez mais, tornando-se peça fundamental na estratégia de negócios. Com isso, o foco deixa de ser completamente voltado para as rotinas operacionais e passa a ser direcionado também para a otimização dos processos e aprimoramento dos resultados.
A seguir, citaremos algumas das melhores práticas que podem — e devem — ser adotadas para a melhoria do setor. Continue a leitura e veja quais são elas!
1. Monitoramento de transportes
O monitoramento de transportes é uma rotina que beneficia a empresa de diversas formas. Entre elas, podemos destacar:
- Acompanhamento do cumprimento das rotas que foram planejadas;
- Conhecimento do status do transporte em tempo real, identificando ocorrências e elaborando ações mais acertadas, de forma mais ágil;
- Possibilidade de oferecer o controle do status do pedido para os clientes, ou mesmo trabalhar com a notificação proativa — nesse caso, o consumidor é avisado antes que entre em contato com a central.
Essa atividade permite acompanhar melhor o processo e identificar as falhas no momento em que elas ocorrem, facilitando o levantamento das causas e a criação de soluções mais eficazes.
2. Melhores práticas na gestão de estoque
O estoque é uma área importante para a empresa e é a principal responsável por controlar as quantidades de item. Sua gestão evita faltas e excessos e equilibra o atendimento da demanda com o estoque mínimo.
Entre algumas práticas essenciais para uma gestão de estoque eficaz, podemos citar: cadastro padronizado, acompanhamento do giro dos produtos, previsão de demanda, inventários cíclicos e integração com área de Compras e Comercial — que vão ajudar a compor um estoque mais condizente com a realidade.
3. Acompanhamento de indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são um excelente recurso que qualquer gestor pode utilizar para avaliar sua operação logística. A ideia é utilizar essa ferramenta para analisar os resultados dos processos, compará-los aos objetivos e avaliar se os esforços empregados foram suficientes.
Eles também são um excelente meio de identificar falhas processuais. Para monitorar as operações, pode-se calcular: nível de serviço de entregas, frete (por região, cliente, rota, etc), índice de avarias e extravios, índice de atendimento de pedidos e custos totais, por exemplo.
4. Investimento em tecnologia
Existem diversas soluções disponíveis no mercado, voltadas para otimizar os mais diversos processos em uma empresa. O ideal é contar com soluções que ajudem a automatizar as rotinas, mas que ao mesmo tempo ofereçam a possibilidade de integrar as atividades e setores, mantendo a comunicação fluida e precisa.
5. Aluguel de galpão como estratégia de operação logística
O aluguel de galpões é uma excelente estratégia para promover a redução de custos e aprimorar as operações logísticas. Essa opção ajuda a situar o Centro de Distribuição em localidades mais estratégicas, é altamente escalável (comportando o aumento de movimentação de materiais) e ainda gera custos menores do que os de manter uma estrutura própria, entre outros benefícios.
Para adotar as melhores práticas de logística, uma dica é avaliar a atuação de outras empresas do ramo, quais são seus principais acertos e motivos de reclamação dos clientes — como exemplo do que não se deve seguir — e estudar a viabilidade de se implantar o modelo em sua empresa, mesmo que para isso sejam necessários alguns ajustes.
Gostou desse artigo? Então aproveite para conferir quando optar pela locação de galpões. Nos vemos no próximo post!