Ícone do site Blog Logística

Conheça 5 melhores práticas de operação logística para adotar!

A logística tem evoluído cada vez mais, tornando-se peça fundamental na estratégia de negócios. Com isso, o foco deixa de ser completamente voltado para as rotinas operacionais e passa a ser direcionado também para a otimização dos processos e aprimoramento dos resultados.

A seguir, citaremos algumas das melhores práticas que podem — e devem — ser adotadas para a melhoria do setor. Continue a leitura e veja quais são elas!

1. Monitoramento de transportes

O monitoramento de transportes é uma rotina que beneficia a empresa de diversas formas. Entre elas, podemos destacar:

Essa atividade permite acompanhar melhor o processo e identificar as falhas no momento em que elas ocorrem, facilitando o levantamento das causas e a criação de soluções mais eficazes.

2. Melhores práticas na gestão de estoque

O estoque é uma área importante para a empresa e é a principal responsável por controlar as quantidades de item. Sua gestão evita faltas e excessos e equilibra o atendimento da demanda com o estoque mínimo.

Entre algumas práticas essenciais para uma gestão de estoque eficaz, podemos citar: cadastro padronizado, acompanhamento do giro dos produtos, previsão de demanda, inventários cíclicos e integração com área de Compras e Comercial — que vão ajudar a compor um estoque mais condizente com a realidade.

3. Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são um excelente recurso que qualquer gestor pode utilizar para avaliar sua operação logística. A ideia é utilizar essa ferramenta para analisar os resultados dos processos, compará-los aos objetivos e avaliar se os esforços empregados foram suficientes.

Eles também são um excelente meio de identificar falhas processuais. Para monitorar as operações, pode-se calcular: nível de serviço de entregas, frete (por região, cliente, rota, etc), índice de avarias e extravios, índice de atendimento de pedidos e custos totais, por exemplo.

4. Investimento em tecnologia

Existem diversas soluções disponíveis no mercado, voltadas para otimizar os mais diversos processos em uma empresa. O ideal é contar com soluções que ajudem a automatizar as rotinas, mas que ao mesmo tempo ofereçam a possibilidade de integrar as atividades e setores, mantendo a comunicação fluida e precisa.

5. Aluguel de galpão como estratégia de operação logística

O aluguel de galpões é uma excelente estratégia para promover a redução de custos e aprimorar as operações logísticas. Essa opção ajuda a situar o Centro de Distribuição em localidades mais estratégicas, é altamente escalável (comportando o aumento de movimentação de materiais) e ainda gera custos menores do que os de manter uma estrutura própria, entre outros benefícios.

Para adotar as melhores práticas de logística, uma dica é avaliar a atuação de outras empresas do ramo, quais são seus principais acertos e motivos de reclamação dos clientes — como exemplo do que não se deve seguir — e estudar a viabilidade de se implantar o modelo em sua empresa, mesmo que para isso sejam necessários alguns ajustes.

Gostou desse artigo? Então aproveite para conferir quando optar pela locação de galpões. Nos vemos no próximo post!

Sair da versão mobile