Ícone do site Blog Logística

 Conheça os principais desafios da logística na região Nordeste

É importante conhecer o cenário atual da logística na região nordeste para saber como agir na hora de planejar processos de estocagem e distribuição focados nessa área. Além do mais, isso permite conhecer os desafios de transporte enfrentados nesse local para poder vencê-los com uma gestão estratégica e eficiente.

Com base nesse tipo de conhecimento, além de algumas boas práticas, é possível montar um planejamento logístico otimizado. Também há empreendimentos que contribuem para a superação de desafios de transporte e armazenagem.

Quer saber melhor sobre isso, especialmente como podem ajudar as operações do seu negócio na região nordestina? Continue lendo e veja o que preparamos para você!

Quais são os maiores problemas da logística na região do Nordeste?

“A logística no Nordeste continua em franca ascensão, exigindo cada vez mais intervenções em infraestrutura para que se possa garantir um sistema de transporte e logística moderno e eficiente”, explica Maria Alice Nogueira.

A coordenadora comercial da LOG CP, responsável pela regional Nordeste e pelo estado do Espírito Santo, também aponta que a região nordestina ainda carece de investimentos e necessita de mais atenção para que faça jus a todo o seu potencial.

“Além disso, um dos grandes desafios das empresas é encontrar ativos de qualidade nos locais estratégicos para seus negócios, que possam otimizar os custos e que atendam de forma eficiente a infraestrutura necessária às operações”, acrescenta a coordenadora comercial.

Em relação à infraestrutura de transportes, há um grande desafio a ser superado na região: a necessidade de investimento. Em 2018, estimava-se uma carência de R$ 257,9 bilhões em infraestrutura de transporte na região Nordeste, sendo preciso a realização de 675 projetos para lidar com essa situação. Isso de acordo com as informações divulgadas no Plano CNT de Transporte e Logística, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O que fazer para vencer esses desafios?

A realização de projetos de infraestrutura no Nordeste é necessária para resolver problemas atuais e modernizar o segmento de transporte na região. Além disso, as empresas podem adotar ou implementar medidas a fim de otimizar suas operações logísticas, compensando e até mesmo superando alguns dos desafios locais logísticos.

Maria Nogueira cita alguns exemplos: “investir em parques logísticos estruturados, a fim de proporcionar maior agilidade e eficiência no ciclo operacional. Além disso, analisar o mercado de atuação, identificar falhas nos processos e trabalhar em soluções eficientes em toda a cadeia logística”.

A seguir, veja melhor esses exemplos, além de outras dicas.

Escolher uma localização próxima a modais de transporte

Montar ou buscar uma instalação para a sua empresa armazenar seus produtos que seja próxima de rodovias, ferrovias, portos etc. faz parte da inteligência logística do negócio. Uma boa localização pode amenizar eventuais problemas dos modais usados e gerar muitos ganhos logísticos, como maior agilidade na distribuição de cargas e encomendas.

Adotar medidas de segurança

É importante estabelecer medidas de segurança para proteger as mercadorias durante o transporte. Isso vale tanto para prevenir roubos quanto para preservar a qualidade dos materiais, evitando quebras e avarias causadas por trepidações devido a más condições das vias.

Até a demora em carregar e descarregar mercadorias por causa de uma infraestrutura precária pode comprometer a segurança dos produtos e dos profissionais envolvidos, portanto, é preciso contornar esse tipo de desafio com medidas de segurança e eficiência logística.

Escolher condomínios logísticos planejados e estruturados

Existem condomínios de galpões para favorecerem processos logísticos, tornando-os mais eficientes. A LOG CP, por exemplo, vêm construindo condomínios com galpões logísticos modernos e bem estruturados que ajudam a solucionar desafios da infraestrutura de transportes nordestina.

“São os condomínios LOG Aracaju, LOG Fortaleza I e o mais novo lançamento para atender a crescente demanda da região, o LOG Fortaleza II”, cita Maria Nogueira. “São compostos por galpões modulares que atendem de forma abrangente diversos tamanhos de operações e diferentes setores”.

Esses empreendimentos ajudam a superar desafios logísticos das empresas. “Nossos condomínios seguem um padrão de qualidade e eficiência na companhia”, comenta a coordenadora comercial. “Todos estão localizados em posições estratégicas pensadas para otimizar o negócio e facilitar o transporte e logística de mercadorias”.

Além disso, ela explica que eles contam com pé-direito de 12 metros, piso nivelado a laser e serviços compartilhados que reduzem o custo das operações. Isso permite testar novas configurações espaciais dentro dos galpões e novas formas de operacionalizar a logística da empresa, uma vez que há locais e estruturas amplas que facilitam a locomoção e a organização de equipamentos, mercadorias, estantes etc. em seus interiores.

Como a LOG CP pode ajudar o seu negócio?

A LOG CP pode ajudar de diferentes formas, pois atua na construção, incorporação, comercialização e gestão de propriedades comerciais, especialmente os condomínios logísticos.

No caso dos empreendimentos localizados no Nordeste, é possível alugar um espaço neles para aproveitar todos as suas vantagens. “Dessa forma, você poderá optar por uma empresa que oferece empreendimentos de qualidade, com localização estratégica — projetados de forma a proporcionar maior eficiência e redução dos custos operacionais — e com custos de ocupação menores”, ressalta Maria Nogueira.

De maneira geral, você poderá ter acesso aos seguintes serviços e benefícios:

Esses são alguns serviços que diferenciam a LOG CP de concorrentes e que podem ajudá-lo a alcançar resultados positivos em seus processos de armazenagem, inclusive, tornando-os mais estratégicos. Especialmente quando envolve a logística na região nordeste e seus desafios.

Entre em contato com a LOG CP para conhecer melhor os condomínios logísticos no Nordeste e saber mais sobre as vantagens apresentadas!

Sair da versão mobile