Ícone do site Blog Logística

 Como a inteligência logística ajuda a melhorar a imagem do negócio?

Muitos gestores têm dúvidas sobre como conquistar um diferencial competitivo em sua área de atuação — e a grande maioria ignora que a inteligência logística pode ser o fator determinante para melhorar a imagem do seu negócio e colocá-lo em uma posição de destaque no mercado.

Esse tipo de estratégia auxilia as empresas do ramo varejista a melhorar os prazos de entrega, bem como o seu próprio mix de produtos. Assim, é possível aumentar a sua credibilidade perante os clientes, impactando diretamente toda a sua operação.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, veja o artigo que preparamos para você e conheça o conceito e a aplicação da inteligência logística!

O que é a inteligência logística?

A inteligência logística é uma prática que envolve o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de criar respostas mais eficazes às necessidades do mercado, bem como, criar práticas precisas para atender a todo o seu segmento, ou, pelo menos, à parcela que você pretende atingir.

Também pode ser entendida como um conjunto de habilidades de uma empresa do setor logístico. Nesse processo, encontram-se as equipes e suas diferentes ferramentas e práticas, sempre pensando em atender às principais demandas do mercado com excelência e o máximo de qualidade.

O impacto dessa prática está diretamente ligado ao relacionamento com o seu cliente. Por meio de processos logísticos bem definidos, eles receberão suas mercadorias com mais agilidade, contribuindo para a fidelização deles. Por isso, veja alguns dos benefícios que a inteligência logística pode proporcionar:

A inteligência logística é um processo que vem ganhando muito espaço neste meio. Afinal, o empresário que atua no segmento deve, constantemente, adotar medidas que potencializem suas operações e ofereçam cada vez mais benefícios aos seus clientes, aumentando o seu grau de satisfação.

Como a inteligência logística pode auxiliar a sua empresa?

Apenas entender o conceito e os benefícios que a inteligência logística proporciona para um negócio não é o suficiente. É preciso saber como isso ocorre e, para tanto, mostraremos como ela melhora a imagem da sua empresa. Continue lendo!

Foco no consumidor

Se você quiser implementar o processo de inteligência logística, o primeiro passo deve ser o foco no seu consumidor. Não há como imaginar um negócio desse segmento que coloque o seu cliente em segundo plano. Se você faz isso, acredite, sua empresa corre sérios riscos de perder espaço para o primeiro concorrente que aparecer.

Por isso, as suas medidas devem ter sempre como foco o seu consumidor, garantindo a ele entregas dentro do prazo ou, até mesmo, antes do seu vencimento, além de com o máximo de segurança e qualidade que a operação necessita.

Ao focar em seu consumidor, automaticamente, você notará uma melhora substancial no seu relacionamento com ele — contribuindo para que possam ocorrer novas negociações e mantendo uma relação duradoura e muito lucrativa.

Maior eficiência nos processos

A inteligência logística também garantirá uma maior eficiência em seus processos. Assim, além de aumentar a satisfação de seus clientes, você também favorece a gestão e organização do seu próprio negócio. Isso também gerará impactos na redução de gastos desnecessários, contribuindo para o aumento na lucratividade com o passar do tempo.

Otimização do clima organizacional

A inteligência logística também otimiza o clima organizacional, especialmente, devido à melhor eficiência nos processos que mencionamos anteriormente. Isso porque quando você consegue enxugar procedimentos manuais e dar fluidez ao trabalho dos seus colaboradores, todos os serviços por eles desenvolvidos serão feitos de forma mais satisfatória.

Inovação

A aplicação da inteligência logística na empresa também favorece a aplicação de novas tecnologias que contribuirão ainda mais para o aumento da sua qualidade, prazos e outros benefícios a serem oferecidos aos clientes. Desse modo, você ainda potencializa o relacionamento e a fidelização deles.

Visibilidade

A implementação da inteligência logística também permite que você controle informações relevantes e mantenha a transparência delas na cadeia de suprimentos, mostrando ao mercado a sua preocupação com a qualidade de seus processos.

Quais os diferenciais a serem oferecidos?

Agora que você entendeu como a inteligência logística impacta seus processos e gera diversos benefícios, mostraremos alguns diferenciais que devem ser oferecidos para que a sua empresa possa, de fato, aplicar esse conceito.

Um deles e, certamente, o mais importante, são os centros de distribuição. Esses Galpões logísticos otimizam a infraestrutura do seu negócio e tornam todo o processo logístico mais eficiente. Atualmente, existe a possibilidade de uma empresa fazer a locação dessas estruturas em condomínios exclusivos para esse tipo de finalidade.

Esses locais já oferecem todas as ferramentas que garantirão a aplicação correta da inteligência logística, sendo um grande diferencial para uma empresa desse segmento, tornando o seu serviço mais profissional e atribuindo a ele maior nível de qualidade perante seus clientes.

Além disso, as empresas do setor logístico devem ter uma grande preocupação com a inclusão de novas tecnologias que facilitem o seu trabalho, bem como, permita que os seus clientes tenham mais interação com o negócio, agilizando pedidos e permitindo que eles os acompanhem em tempo real.

Também é importante analisar os seus processos para encontrar possíveis falhas capazes de prejudicar os prazos de entrega ou colocar em risco os produtos transportados.

Em seguida, é fundamental adotar melhorias que eliminem ou, pelo menos, reduzam ao máximo quaisquer prejuízos que possam ocorrer na cadeia logística. Desse modo, você evita, principalmente, possíveis experiências ruins para os seus clientes e garante que eles sempre tenham o máximo de satisfação pelo serviço prestado.

Tudo isso quer dizer que uma empresa que adota processos da inteligência logística terá uma posição de destaque no mercado de atuação, com clientes mais fiéis ao estabelecimento e serviços prestados de qualidade — construindo, assim, um empreendimento sólido e próspero.

Se você gostou dessa dica e quer continuar aprendendo sobre outros assuntos que podem ser aplicados em seu negócio confira o outro artigo que preparamos. Nele, mostraremos o que é a tecnologia RFID e como ela pode ser aplicada no setor logístico.

Sair da versão mobile