Ícone do site Blog Logística

Logística empresarial: entenda o conceito e os benefícios

Ao longo da história da humanidade, a logística sempre teve na guerra um impulso ao seu crescimento. Como lembramos no post especial do Dia da Logística, essa atividade segue sendo fundamental para a superação de outras batalhas — felizmente, menos bélicas, mais voltada para estratégias de mercado.

Nesse sentido, a logística empresarial surgiu para fazer a diferença, auxiliando as empresas a reduzir custos e ampliar sua competitividade nesse cenário. Sua aplicação significa lidar com armazenagem e a distribuição de forma racionalizada, planejando, coordenando e executando as atividades de produção até que o consumidor final receba o produto adquirido.

O objetivo do nosso post de hoje é explicar melhor o conceito da logística empresarial e como ela impacta os resultados de uma empresa, quando bem realizada. Vamos pontuar também os principais benefícios trazidos pela sua aplicação dentro de uma empresa. Continue lendo e confira!

Qual é o conceito de logística empresarial?

A logística é um fator fundamental quando estamos falando do sucesso ou mesmo do fracasso de uma empresa. Mas por quê?

Como dissemos, o termo surgiu no contexto de guerras, para designar a organização e a gestão dos recursos necessários às batalhas e à sobrevivência de soldados. Isso com relação principalmente às atividades militares de aquisição, transporte, estocagem e manutenção de materiais, equipamentos e pessoal.

Contudo, como o processo aumenta a eficiência de operações, a logística perdurou no mundo empresarial, trazendo vantagens singulares.

De forma específica — também chamada de logística empresarial integrada — essa área é, na Administração, responsável por quatro atividades essenciais: aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos.

O planejamento logístico é feito com o objetivo de obter a maior eficiência possível no que diz respeito a tais atividades, buscando diminuir a distância entre o produto e a demanda.

Bom, apesar de as atividades que envolvem a logística serem executadas há bastante tempo, a definição de logística empresarial como função integrada de uma organização é um novo conceito.

A “novidade” dessa integração está em planejar e coordenar os processos que configuram o caminho que percorre um produto até chegar ao cliente, com o objetivo de alcançar uma otimização geral desse caminho e, consequentemente, assegurar maior rentabilidade para a empresa como um todo.

Passou-se a entender, então, o valor agregado que uma logística empresarial bem-sucedida traz para o produto oferecido. A rapidez, a atenção e a eficiência da entrega fazem parte de como o cliente enxerga a marca e o conteúdo da compra, contribuindo para a sua satisfação.

Nesse sentido, profissionais com uma visão mais abrangente em relação às características das empresas, suas necessidades e desafios — assim como as alternativas que facilitem os processos diários e proporcionem ganho de tempo e redução dos custos — facilitam a adoção sistemática e natural da logística empresarial, conquistando expressivos resultados.

Qual é o impacto da aplicação correta da logística em uma empresa e quais são os seus principais benefícios?

Em meio a tanta competitividade no mercado, a aplicação correta da logística fará com que uma empresa se destaque frente a concorrência. Por outro lado, se mal administrada, essa área pode ser um gargalo nos seus processos.

Além dessa vantagem competitiva, um bom sistema logístico possibilita ainda outras benefícios, como os seguintes:

Redução de custos

Por conta de toda a otimização de que falamos até agora, os custos com retrabalhos, trabalhos duplicados e processos repetitivos são reduzidos, ou até sanados com a aplicação correta da logística empresarial.

Maior visibilidade de processos

Uma logística empresarial eficiente também permite que todos os processos, desde a armazenagem até a entrega, sejam acompanhados de perto. Com isso, a empresa consegue encontrar com maior facilidade quais são as suas falhas, para que possa agir e realizar seus serviços da melhor forma possível.

Maior eficiência e agilidade

A eficiência e a rapidez de toda a operação logística são outra consequência de uma gestão de qualidade. Com o processo otimizado, cargas podem ser remanejadas com menor tempo de parada e aumentando a qualidade e a precisão das entregas.

Aumento da lucratividade

A aplicação correta da logística e a redução de custos, principalmente os operacionais, possibilita o aumento da lucratividade do seu negócio. Com a ajuda das tecnologias e a utilização de um software de gestão, o trabalho das diversas áreas que envolvem a logística é otimizado e cada uma das atividades é exercida de maneira estratégica de forma a oferecer as melhores condições para o caixa da empresa.

Enfim, agora você já entende o conceito por trás da logística empresarial e os seus benefícios. Basta seguir o que vimos aqui e implementar logo esta metodologia em sua instituição para obtenha resultados significativos no seu sucesso!

Então, gostou do nosso post? Se quiser acompanhar todas as nossas atualizações, principalmente as que estão ligadas à logística, aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Linkedin, Twitter e no Youtube.

Sair da versão mobile