No Dia da Logística, uma homenagem aos seus grandes profissionais

dia da logistica
Hoje, 06 de Junho, é comemorado o Dia da Logística, uma das atividades humanas mais importantes para o desenvolvimento e o progresso. Mas você sabe o porquê desta data?

O dia 6 de junho de 1944 ficou marcado como o dia em que um período nefasto da história humana, conhecido como 2ª Grande Guerra, chegou ao fim. Neste dia, tropas aliadas desembarcaram na costa da Normandia naquele que foi o maior movimento logístico já conhecido e que entrou para a história como o famoso Dia D. De certo modo, a logística prestou sua contribuição para o fim dessa terrível guerra mundial.

O desembarque de milhares de soldados, tanques, armamentos, equipes de apoio, entre outros, exigiu um uso gigantesco da logística. Uma ação inédita no mundo e que reverbera até os dias de hoje como exemplo de estratégia e execução. Felizmente, de lá para cá a logística teve usos bem mais diversos e menos bélicos, ainda que, ocasionalmente, seja aplicada em conflitos pelo mundo.

Nesse dia 06 de junho de 2014, 70 anos após o fatídico Dia D, os desafios para a logística são outros e exigem de profissionais cada vez mais bem preparados e, em muitos casos, valorizados, o uso estratégico de seus conhecimentos para executar ações que impactem de forma positiva em suas atividades.

O profissional de logística, como vimos aqui no Blog Logística, é um profissional que atua de forma decisiva para o progresso e o desenvolvimento econômico, sustentável e até mesmo social, pois suas ações repercutem, não apenas em seus projetos, como também nas regiões onde são implementados.

Os usos da logística são tantos e tão diversos que podemos destacar, inclusive, sua importância em operações de resgate, como o trágico acidente envolvendo o voo MH370, onde centenas de profissionais dedicaram seus esforços na tentativa de encontrar o avião desaparecido. Infelizmente, sem sucesso.

Cada vez mais presente em empresas dos mais diversos segmentos, a logística é hoje crucial para promover a redução dos custos operacionais, minimizar desperdícios de materiais, tratar da acomodação, distribuição e descarte de matérias-primas e produtos, prestar atendimento adequado aos seus clientes e ainda agilizar os processos diários. Sem dúvida, tarefas que exigem profundos conhecimentos dos profissionais da área, além de bom senso e, por que não, uma certa dose de ousadia.

E se ao voltamos ainda mais no tempo, na Grécia Antiga, em Roma ou no Império Bizantino, percebemos que os militares eram reconhecidos pelo título de ‘Logistikas’, garantindo suprimentos e armas para a guerra, hoje devem ser reverenciados por serem os responsáveis por ajudarem a construir o futuro, mesmo em tempos de paz.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.