Ícone do site Blog Logística

Conheça 5 benefícios da armazenagem estratégica

O armazém é o local onde se organizam os estoques da empresa. Trata-se, portanto, de um espaço de muita importância para os processos logísticos e que deve ser usado de forma inteligente, visando a redução de custos e a otimização das operações que envolvam uma armazenagem estratégica: como recebimento, separação de pedidos e expedição de mercadorias.

A armazenagem realizada de forma estratégica ajuda a melhorar os processos por meio de ações de gerenciamento. Já os centros de distribuição (CDs) auxiliam a atender mercados que, muitas vezes, estão distantes da fonte de produção. Dessa maneira, permite que as empresas ofereçam aos clientes serviços mais satisfatórios, inclusive em relação às entregas.

Que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios da armazenagem estratégica? Veja 5 deles a seguir.

1. A otimização do picking e da expedição

O picking, ou separação de pedidos, é uma operação que requer o máximo cuidado dos operadores. O manuseio apropriado dos produtos evita que haja danos, garantindo que suas características originais sejam mantidas. 

O picking é muito importante para que a etapa seguinte seja bem-sucedida, ou seja, a expedição dos pedidos tenha êxito. A expedição é a preparação, pesagem e encaminhamento dos pedidos para o transporte, conforme as características e o local em que serão entregues, o destino.

Para que seja eficaz, é preciso verificar diferentes possibilidades, como o lugar em que está situado o centro de distribuição, pois facilita a carga e a descarga. Também vale a pena avaliar o modal de transporte mais adequado, bem como o prazo de entrega combinado com o cliente.

Essas avaliações ajudam a efetuar os trabalhos sem a geração de custos adicionais para a organização.

2. A melhoria nas operações de recebimento e movimentação de materiais

Existem métodos de armazenagem estratégica que facilitam as operações de recebimento e movimentação de insumos. Vejamos alguns deles.

As estruturas escalonadas

São chamadas assim quando a organização conta com um ou mais armazéns centrais e centros de distribuição nas proximidades do mercado em que atua.

Cross-Docking

Nessa modalidade, o carregamento vem de diferentes fornecedores. A separação dos pedidos e os produtos são movimentados posteriormente para o setor de expedição e transportados nos veículos que entregarão a carga.

Esse método requer um elevado nível de gestão entre os participantes das operações. Isso tudo pode ser melhorado se forem usados sistemas automatizados de gestão, como WMS e ferramentas de leitura de códigos de barras.

É preciso fazer um planejamento para que a empresa siga devidamente os processos a fim de que não seja preciso fazer estocagem compulsória ou que os caminhões tenham que ficar aguardando até que a carga fique completa.

Transit Point

Nesse caso, os produtos recebidos já são expedidos para entrega porque têm destinos definidos. Não existe manutenção de estoques.

Os trabalhos dependem do total de volume de carga necessária para tornar o transporte viável, que é realizado diariamente na maioria das vezes.

As estruturas diretas

Nesse caso, os produtos são expedidos diretamente dos CDs aos clientes.

São mais simples, mas com altos custos de manutenção e transporte em atendimento em longas distâncias.

3. A gestão facilitada

Com a armazenagem estratégica, a organização estrutural pode ser realizada com simplicidade, pois não há necessidade de estoques, nem de separação de pedidos.

Com baixos custos de manutenção, os gastos com transporte também são reduzidos.

4. O rápido atendimento

O atendimento rápido ao cliente contribui para conquistar altos níveis de customer success (satisfação do cliente).

A entrega final é efetuada de maneira consolidada por alguns fornecedores em um único carregamento de pedido.

5. A redução na perda de produtos

A armazenagem estratégica promove menor movimentação de materiais e, portanto, menores riscos de perdas de produtos, que são muito vulneráveis algumas vezes.

As mercadorias são perdidas normalmente devido: à movimentação excessiva da carga nos CDs e nos caminhões de entrega e à manutenção de estoques muito grandes (pois aumenta as possibilidades de vencimento dos prazos de validade em certos produtos).

Mostramos 5 benefícios da armazenagem estratégica que, para ser realmente funcional, necessita de um espaço específico, como um galpão industrial.

O que achou do post? Que tal seguir a LOG CP nas redes sociais? A empresa marca presença no Facebook, LinkedIn, YouTube e no Twitter!

Sair da versão mobile