Já falamos no Blog Logística mais detalhadamente sobre os contêineres e seu papel seminal no transporte de cargas pelo mundo. Mas afinal, o que é um portêiner e qual a sua função?
Os portêineres (ou container crane, guindaste de contêiner em inglês) são equipamentos com função de agilizar a movimentação dos contêineres no momento de carga e descarga em estações de logística intermodal. Localizados ao berço do porto, onde os navios cargueiros atracam, os guindastes dos portêineres realizam de forma automatizada o embarque ou desembarque das cargas.
Cada unidade tem valor médio de R$ 15 milhões, incluindo custos de instalação. No Porto de Santos existem apenas dois portêineres, o que explica a defasagem operacional e logística da principal estrutura portuária do país. Para dificultar, existem poucos profissionais capacitados a operar o equipamento. Um portêiner em operação consegue movimentar até 45 contêineres por hora.
Os modelos usuais conseguem movimentar dois contêineres tipo TEU (Unidade Equivalente a 20 pés) por vez, suportando carga de 65 toneladas. No entanto, algumas variações mais recentes do equipamento tem o dobro da capacidade.