A Importância do Contêiner na Logística

Criado nos EUA na década de 1930, os contêineres revolucionaram o transporte de produtos. Cerca de 95% da carga transportada pelos mares trafega em contêineres, mas sua influência não ficou restrita às águas. Seja em bacias hidrográficas ou em malha ferroviária, cada contêiner transportado é equivalente a um veículo pesado a menos nas rodovias. Os contêineres ainda proporcionam maior segurança para a carga, reduzem custos em combustíveis e também na emissão de poluentes.

logistica containerA China é a maior produtora mundial de contêineres. Como o país é o principal exportador de cargas manufaturadas do planeta, é essencial que consigam entregá-las com custos de logística competitivos. As principais fábricas de contêineres estão situadas nos arredores do Porto de Xangai, a maior instalação portuária do mundo.

Os principais modelos são o TEU (Unidade Equivalente a 20 pés) e o FEU (Unidade equivalente a 40 pés). O TEU é o formato mais usado, principalmente para transporte de cargas pesadas de menor valor agregado, enquanto o FEU é utilizado para cargas volumosas de valor mais alto.

O alto preço de cada unidade propiciou o crescimento da indústria de leasing de contêiner. Essa indústria detém aproximadamente 40% da frota mundial. O restante está nas mãos das empresas de transporte marítimo, que dominam a maior parte desse mercado.

Quer saber mais sobre logística e assuntos relacionados? Cadastre-se em nossa newsletter!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.