Ícone do site Blog Logística

Mercado de condomínios logísticos: por que você deveria investir nele?

mercado de condomínios logísticos

Existe um tipo de investimento muito interessante, altamente rentável, seguro e extremamente inexplorado no Brasil. Como você deve saber, todos que chegam primeiro em determinado negócio têm muito mais chances de ter ganhos interessantes que as pessoas que chegaram depois. Basicamente, estamos tratando do mercado de condomínios logísticos.

A estratégia do oceano azul pressupõe que quando você é um dos primeiros a nadar nele terá toda a sua amplitude para explorar, entretanto, como mostraremos abaixo, este mercado está crescendo e nos próximos anos terá muito mais pessoas interessadas em entrar nele. 

Sendo assim, se você quiser sair na frente e conhecer mais sobre este mercado leia o artigo que preparamos. Nele, mostraremos o porquê investir em condomínios logísticos é tão interessante.

Porque investir no mercado de condomínios logísticos?

Inicialmente, vamos demonstrar o porquê você deve começar a pensar em investir no mercado de condomínios logísticos. Segundo dados da revista mundo logística, esse mercado acumulou um volume de 24% de locações no primeiro semestre de 2019 se comparado a 2018 no seguimento de condomínios logísticos de altíssimo padrão de excelência. Isso nos mostra que se trata de um grande tipo de investimento e que está caindo no gosto dos empresários desse seguimento.

Segundo dados do Diretor da CBRE, Fernando Terra, publicados no portal Porto Gente, o cenário passou a ser construído por volta dos anos de 2005 a 2010 tendo mais de 450.000 m² de condomínios construídos por ano. Para 2011 a 2013 esse número chegou a aproximadamente 1.000.000 de metros quadrados.

Para deixar você ainda mais impressionado, durante o período de 2014 e 2018, frente a todos os escândalos políticos, recessão econômica e mudanças no governo esse número atingiu 1.400.000 metros quadrados de condomínios logísticos construídos. Isso demonstra, claramente, a solidez desse tipo de mercado, afinal, crescer tanto em uma época em que milhares de negócios fecharam as portas é para poucos.

Portanto, você está diante de um mercado extremamente sólido e que tem tudo para se desenvolver ao longo do tempo e gerar muito retorno financeiro.

Quais são as vantagens de investir em condomínios logísticos?

Agora que você já entendeu os números deste mercado, mostraremos quais são as principais vantagens de investir nele. Continue lendo!

Mercado aquecido

Uma das primeiras vantagens, sem dúvida, é o fato de o mercado estar muito aquecido e crescendo, como você já viu no tópico anterior. Isso favorece duas coisas muito importantes na hora de aplicar o dinheiro. Primeiro, segurança e, em segundo lugar, mas, não menos importante, mais rentabilidade.

Alto volume de locações e aumento na demanda.

Além disso, temos o alto volume de locações. Afinal, se o mercado está aquecido e as empresas que exploram essa atividade vem construído cada vez mais condomínios logísticos, obviamente, significa que existe uma necessidade grande para ser atendida, consequentemente, a demanda por esse tipo de serviço cresce a cada ano.

Assim, aumenta as chances de você conseguir fazer bons investimentos e obter excelentes rentabilidades com suas aplicações.

Segurança

Outro ponto que merece destaque é a questão da segurança. Geralmente, as empresas que exploram esse tipo de atividade são empreendimentos sólidos e com tradição no mercado. Portanto, as chances de você perde o seu dinheiro são menores, entretanto, para que esse investimento possa ser, efetivamente, seguro, é fundamental que você saiba escolher uma boa empresa par investir. Mostraremos como fazer isso ao final deste artigo. Continue lendo!

Flexibilidade

A flexibilidade é outro ponto de destaque nesse tipo de investimento. Em alguns tipos de aplicação, o investidor precisa ficar preso e restringido a prazos e limites estabelecidos pelas próprias empresas ou pela bolsa de valores.

Como esse tipo de investimento não passa por esses órgãos regulamentadores, ele é muito mais flexível e simples de ser gerenciado. Entretanto, obviamente, existirão algumas regras que o investidor deverá seguir para evitar problemas e proteger ambos os lados da operação.

Como escolher os melhores condomínios logísticos para investir?

Agora, você já tem a plena certeza de que o mercado de condomínios logísticos é extremamente amplo, está em franco crescimento e pode proporcionar uma série de vantagens, além de ser uma grande opção de investimento. A dúvida que fica no ar, portanto, é a seguinte: como escolher um condomínio logístico para investir?

Neste tópico, mostraremos quais os pontos que você deve avaliar antes de fazer essa escolha. O primeiro ponto que você precisa avaliar é o tempo de mercado de uma empresa que atua nesse seguimento de condomínios logísticos. Empresas que já têm uma certa representatividade no mercado e vários empreendimentos construídos sempre serão as melhores opções.

Além disso, é importante avaliar as estruturas dos condomínios logísticos que ela possui. Um dos primeiros pontos é a segurança. Verifique se ela disponibiliza esse serviço com profissionais armados e, principalmente, autorizados a exercerem este trabalho pela Polícia Militar e o Exército.

Outro ponto que você precisa observar é a qualidade das construções. A LOG Commercial Properties, por exemplo, disponibiliza galpões com 12 metros de pé direito com altura livre e sustentado por pilares que medem cerca de 22,5 metros. Os pisos são nivelados com uma tecnologia extremamente avançada que utiliza o laser e suporta cerca de 6 toneladas por metro quadrado.

Mas, porque é importante saber dessas coisas? Simples, um galpão com essas características pode atender um número extremamente variado de negócios, aumentando, ainda mais, a procura pela locação, gerando lucros para os investidores.

Ouro diferencial que você precisa avaliar é o atendimento. Empresas que prezam por este ponto, geralmente, são aquelas que têm mais sucesso entre os seus concorrentes. Por isso, é interessante avaliar se o atendimento oferecido é compatível com o que o mercado exige.

Por fim, podemos afirmar que o mercado de condomínios logísticos é uma grande opção de investimento. Ele proporciona rentabilidade e todos os outros benefícios que mencionamos anteriormente, sendo o principal deles, a segurança. Entretanto, para obtê-los é fundamental que você saiba escolher bem a empresa que receberá os seus recursos.

Para ajudar você, convidamos a entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas. Assim, poderemos explicar mais detalhadamente como todo esse processo funciona e quais as vantagens adicionais que ele pode gerar.

Sair da versão mobile