2018
Logística de distribuição: 8 dicas para aumentar sua eficiência
A logística de distribuição de mercadorias é um dos ramos do setor logístico que foca na estocagem e escoamento de produtos. Contudo, seu impacto vai muito além da área operacional, englobando também as atividades relacionadas ao planejamento da movimentação de cargas para garantir a satisfação dos clientes.
Seu objetivo, portanto, é abastecer os clientes dentro do prazo esperado e praticar preços de frete competitivos, garantindo que a empresa esteja sempre em evidência em sua área de atuação.
Neste post, entenda como ela funciona e conheça dicas essenciais para aprimorar o processo.
Etapas da logística de distribuição
Para garantir um atendimento eficaz de todos os clientes, é preciso planejar as etapas que compõem o processo e possibilitam o atendimento da demanda. Conheça quais são elas:
Gestão de transportes
Em resumo, é o conjunto de decisões que o gestor deve tomar para viabilizar o processo de entrega. É mais vantajoso manter uma frota própria ou terceirizar o serviço? Qual é o modal de transporte mais ágil para concluir as entregas? Quais tarifas devem ser cobradas dos clientes pelos serviços prestados?
Esses são questionamentos relevantes que têm relação direta com a composição dos custos e com os resultados financeiros.
Conferência das cargas
Desde a entrada no armazém até o momento de embarque nos veículos, é preciso ter extremo cuidado ao manusear as embalagens. No ambiente do armazém, os acidentes que causam danos aos produtos devem ser prevenidos para evitar prejuízos e proteger a equipe.
Nesse contexto, a rastreabilidade dos materiais também se torna um aspecto importante, pois garante conferir se os pedidos e lotes estão sendo separados e embalados de acordo com as especificações dos clientes.
Controle de fretes
A etapa de controle de frete contempla as atividades relacionadas para garantir que o produto seja entregue no destino em perfeitas condições. Alguns exemplos de atividades relacionadas são:
- expedição dos produtos;
- monitoramento remoto da frota;
- dimensionamento da carga de acordo com o veículo;
- seleção do modal de transporte.
Roteirização de remessas
Um profissional de logística sabe como é importante construir um planejamento para o processo de entrega. Isso inclui a criação de um trajeto capaz de reduzir o tempo gasto para chegar até os destinatários e reduzir os custos.
A agilidade das entregas também tem relação direta com o nível de satisfação dos contratantes, o que justifica o investimento em programas de roteirização. Dessa forma, é possível atender mais clientes em menos tempo e minimizar o consumo de combustível da frota.
Análise de indicadores de desempenho
Avaliar os resultados por meio de métricas e relatórios é uma das etapas mais importantes da operação logística, pois permite identificar problemas e gargalos que comprometem a produtividade. Com isso, é o gestor que detém a responsabilidade de implementar soluções e garantir que os objetivos sejam alcançados.
8 dicas para tornar a logística mais eficiente
Para aprimorar os resultados do seu negócio, a implementação de mudanças simples pode ser vantajosa. Veja!
1. Invista em sistemas de gestão
As ferramentas informatizadas são mais do que fundamentais para garantir a assertividade das informações, automatizar tarefas e permitir uma gestão eficaz. Além disso, a automatização permite que os recursos humanos disponíveis sejam alocados para funções mais estratégicas em vez de meramente operacionais.
2. Controle o desempenho da área
É fato que, se uma empresa não mede o seu desempenho, ela fica impossibilitada de implementar melhorias. Por isso, o acompanhamento de indicadores de desempenho é ideal para fornecer uma visão tanto do ambiente interno como do mercado externo.
3. Aprimore o nível de serviço
A relação com os clientes e a imagem que a empresa projeta para o mercado têm profundo impacto nos resultados. Portanto, deve-se focar no atendimento de suas necessidades, bem como em todas as melhorias que possam garantir o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores.
4. Faça um planejamento prévio de estoque
O planejamento prévio do estoque de mercadorias é necessário para qualquer negócio, pois possibilita uma gestão eficiente de compras e um bom controle de vendas. Somente assim é possível prever a necessidade de reposição de produtos e agilizar o atendimento ao cliente.
Previsão de estoque e levantamento de custos de armazenagem são duas variáveis importantes a serem levantadas durante o processo de planejamento.
5. Elabore roteiros e mapas de entrega
Desenvolver roteiros e mapas de entrega a serem utilizados na logística de distribuição faz parte de um bom planejamento. Além de aumentar a eficiência do processo, a roteirização diminui erros e otimiza as finanças da empresa.
Combinar coletas na rota de entrega, utilizar veículos maiores e adotar meios de entrega alternativos são princípios simples que devem ser adotados pela equipe de operações, de forma a encontrar soluções satisfatórias no que se refere a entregas de mercadorias.
6. Use a tecnologia
A demanda de obter maior agilidade nos processos, a grande quantidade de informações e a necessidade de reduzir custos e aumentar a produtividade, faz com que, cada vez mais, a tecnologia seja essencial para os processos logísticos, inclusive para a logística de distribuição.
Desse modo, é possível utilizar a tecnologia para:
- fazer a integração de processos;
- aproximar empresas de parceiros;
- rastrear cargas em tempo real;
- realizar a gestão de fretes;
- acompanhar o trabalho de transportadoras;
- reduzir o tempo de ciclo dos pedidos;
- gerenciar estoques;
- melhorar o relacionamento com clientes;
- controlar processos.
7. Fortaleça parcerias
Fortalecer parcerias em logística é cada vez mais necessário, já que o mercado se encontra tão nivelado no cenário atual. Em meio a tanta oferta de prestação de serviços semelhantes, contar com o trabalho de empresas parceiras pode ser o caminho para destacar o seu negócio.
Diante disso, ter um networking íntegro faz toda a diferença. Não somente para encontrar fornecedores, mas também para conhecer alternativas facilitadoras. Afinal, quanto mais conhecimento, mais bem definidas são as decisões.
Mas, como fixar o fortalecimento dessa parceria? Para isso, algumas atitudes devem ser seguidas:
- aumente os contatos e as cotações;
- tente negociar pessoalmente com seus parceiros;
- considere o custo-benefício dos serviços prestados;
- analise o histórico dos parceiros;
- seja transparente e profissional.
8. Terceirize algumas etapas do processo
Terceirizar, ou seja, delegar a competência a outra empresa para desenvolver algumas de suas atividades pode ser a chave para o sucesso de seu negócio. Essa opção é muito utilizada na logística de distribuição.
Por exemplo, terceirizar galpões logísticos é uma ótima ideia para melhorar o escoamento da produção. A localização desses centros de distribuição é estratégica, o que faz com que a distância entre os clientes e seus produtos seja menor.
O acesso facilitado e a otimização da armazenagem contribuem para a expansão da empresa. Além disso, concentrar os recursos da sua organização no seu core business é fundamental para garantir a eficiência dos processos.
A terceirização de algumas etapas do processo logístico traz algumas vantagens, das quais podemos destacar:
- redução de custos;
- simplificação dos processos;
- aproveitamento de know-how;
- proveito na utilização de equipamentos modernos do parceiro;
- aumento na qualidade do serviço prestado.
Atualmente, a logística de distribuição assume uma posição estratégica no mercado e exerce forte influência no resultado da economia. Por esse motivo, ela deve ser monitorada, avaliada e aprimorada frequentemente para garantir a sua melhoria contínua.
O que você achou do nosso post? Com todas essas dicas, com certeza a sua empresa aumentará a eficiência na logística de distribuição. Para ter acesso a mais publicações como esta, basta seguir nossas redes sociais e acompanhar as novidades! Estamos no Facebook e no LinkedIn.
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Excelente os artigos !
Olá Carlos, tudo bom? Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando. Grande abraço!
Muito bom este artigo me ajudará com meu trabalho na faculdade, Muito obrigado.
Olá Peterson, tudo bom? Que bom que você gostou do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando. Abs
excelente dicas, através delas pude obter boas praticas no mundo logístico.
Olá Vinicius, tudo bom? Quem bom que você gostou do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando! Abraço!
Realmente um artigo que enriquece os conhecimento e nos prepara melhor para o mercado que esta cada vez mais exigente além da concorrência a nossa porta.
Busco um artigo ou uma ideia que fale um pouco das modalidades de compras para um CD. onde o mesmo tem X lojas.
Hoje eu conheço as modalidades abaixo:
Sugestão 1 = Estoque mínimo e máximo…;
Sugestão 2 = Pela Saída media de Xdias do abastecimento do CD ;
Sugestão 3 = Olhar a necessidade das lojas e CD. Esta sug3 não vejo muito segurança na estratégia de comprar para o CD segundo a necessidade das lojas. Nesta posso inchar meu estou ou ainda gerar rupturas…
gostaria de saber dos seres bloguista de logística qual a melhor estratégia utilizado no mercado para se abastecer as lojas comprando para o CD. Claro que sempre obedecendo a categoria. Mas vamos ver no geral das mercadorias do segmento varejista (supermercados)
Espero que alguém comente ou entre no debate..
Meu email é [email protected]
grato a todos..
Abcs