Entenda como Just in Time impacta o processo da logística

Você sabe o que é Just in Time e como essa metodologia pode ser aplicada ao seu negócio? Conhece quais são as suas principais vantagens quando implementada de forma bem-sucedida?

O setor logístico está em constante aprimoramento. Os últimos anos têm sido muito importantes para o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de metodologias que contribuem para a execução das atividades.

Neste post, confira quais resultados podem ser obtidos com esse tipo de mudança na gestão dos transportes. Boa leitura!

O que é Just in Time?

A metodologia Just in Time teve origem na empresa Toyota, ficando conhecida como Sistema de Produção Toyota. O seu desenvolvimento começou na década de 1960 em razão das dificuldades enfrentadas pelo Japão no período pós-guerra.

Para conhecer mais sobre esse método, é importante refletir sobre as principais mudanças vividas pelo setor produtivo, como padronização da produção e dos processos de trabalho, organização eficiente do layout, redução de desperdício e aperfeiçoamento constante das atividades.

E quais são suas principais vantagens?

O impacto do Just in Time pode ser observado, principalmente, na gestão dos estoques e no relacionamento com os fornecedores. Veja a seguir.

Redução do estoque

Sob o ponto de vista desse processo, o excesso de materiais armazenados é uma desvantagem, já que demanda espaço, requer altos investimentos e aumenta os custos operacionais.

Com a minimização do inventário, a produção passa a ser feita de acordo com a demanda de matérias-primas em cada etapa da produção. Por isso, o envolvimento dos fornecedores é fundamental para manter o fluxo de abastecimento de acordo com o que foi programado.

Evita o desperdício

Para muitas empresas, as principais perdas financeiras podem ser observadas durante a produção e, principalmente, com a manutenção de estoques elevados. O Just in Time muda esse cenário, pois requer a eliminação da prática de acumular.

O aprimoramento da linha de produção também contribui para evitar o desperdício com produtos defeituosos que devem ser descartados ou refeitos, gerando novos custos. Portanto, a obtenção da quantidade mínima de insumo, peças, equipamento e mão-de-obra é vantajosa.

Favorece o fluxo de caixa

Os benefícios financeiros não ficam restritos à economia, mas também afetam o fluxo de receitas e o pagamento das despesas da empresa. Isso ocorre porque há o desembolso de recursos para pagar os fornecedores antes mesmo que as vendas possam ser realizadas.

Esse desequilíbrio é capaz de causar problemas a longo prazo. Já a proposta do Just in Time garante que as compras sejam realizadas conforme a necessidade, evitando, dessa forma, gastos excessivos.

Se você leu até aqui, já sabe o que é Just in Time e quais são as suas vantagens. Sem dúvida, a agilidade na gestão dos processos logísticos torna essa metodologia atrativa, porque simplifica processos e eleva a qualidade.

Gostou deste post sobre como o Just in Time impacta o processo da logística? Então, que tal aprimorar os seus conhecimentos sobre a área de transportes? Confira o nosso post sobre os motivos para alugar galpões logísticos ao terceirizar os serviços de transporte!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Gestão TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 10 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.