Ícone do site Blog Logística

Logística no Brasil: desafios e oportunidades

Segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a produção industrial no Brasil é 38% mais cara que em países emergentes. Esse custo torna o país pouco competitivo, o que reforça a fama de apenas fornecedor de matérias primas. Para reverter esse quadro, a pesquisa sugere um aumento da participação da indústria na economia de 13% para 17% nos próximos 15 anos. No entanto, será necessário que o país adote um planejamento de médio a longo prazo para o setor, com prioridade no desenvolvimento da logística.

Em cenário de definições políticas, é importante repensar o papel do país na economia mundial. Custos com transporte, armazenamento e distribuição afetam toda a cadeia industrial e de prestação de serviços no Brasil.

O país apresenta falhas graves em sua estrutura de transporte ferroviário e transporte fluvial, que devem ser peça chave para um real desenvolvimento de sua rede de logística. Vencer essas barreiras será primordial para transformação do país em uma grande potência. Esse cenário gera uma série de oportunidades, principalmente com os necessários investimentos em infraestrutura, processos de Supply Chain e em formação de novos profissionais da área.

Sair da versão mobile