Logística no Brasil: desafios e oportunidades

logistica desafios oportunidadesSegundo estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a produção industrial no Brasil é 38% mais cara que em países emergentes. Esse custo torna o país pouco competitivo, o que reforça a fama de apenas fornecedor de matérias primas. Para reverter esse quadro, a pesquisa sugere um aumento da participação da indústria na economia de 13% para 17% nos próximos 15 anos. No entanto, será necessário que o país adote um planejamento de médio a longo prazo para o setor, com prioridade no desenvolvimento da logística.

Em cenário de definições políticas, é importante repensar o papel do país na economia mundial. Custos com transporte, armazenamento e distribuição afetam toda a cadeia industrial e de prestação de serviços no Brasil.

O país apresenta falhas graves em sua estrutura de transporte ferroviário e transporte fluvial, que devem ser peça chave para um real desenvolvimento de sua rede de logística. Vencer essas barreiras será primordial para transformação do país em uma grande potência. Esse cenário gera uma série de oportunidades, principalmente com os necessários investimentos em infraestrutura, processos de Supply Chain e em formação de novos profissionais da área.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    O que picking

  2. rodrigo maciel disse:

    ótimo post descreveu muito bem o nosso atual cenário logístico no Brasil, depois poderia fazer outro post listando quais as vagas mais emergentes no setor.

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 18 =