Grandes portos: A diferença de Roterdã e Santos

porto roterdaO sistema de logística brasileiro é alvo constante de críticas. E entre as várias necessidades, está a renovação da estrutura portuária. Dessa forma, é interessante comparar o desempenho do Porto de Santos, o maior do país, com o Porto de Roterdã, na Holanda, considerado o mais eficiente do mundo ocidental.

Em 2013, Roterdã movimentou cerca de 12 milhões de TEUs (contêiner de 20 pés, como já mencionado no Blog), equivalente de 440 milhões de toneladas. Em Santos, foram registrados a movimentação de 3,4 milhões de TEUs ou 114 milhões de toneladas. O porto holandês visa chegar aos 30 milhões de contêineres em 2030, enquanto o brasileiro almeja a marca de 6,8 milhões.

É preciso relativizar o contexto econômico brasileiro, no entanto há uma diferença grande de eficiência. A área de Maasvlakte 2, novo espaço do Porto de Roterdã é um pouco menor que o Porto de Santos, mas já tem expectativa de movimentar 11,5 milhões de TEUs por ano em breve.

Muito do potencial de Santos se perde porque apenas uma pequena parte da carga que chega ao porto é feita de maneira intermodal, por ferrovias ou hidrovias. Essa forma de transporte chega a ser 20% mais barato que por meios rodoviários. Outra alternativa que poderia ser mais usada é a cabotagem, a navegação entre os portos.

Um dos gargalos do Porto de Santos é a infraestrutura fora dos novos padrões internacionais. Os portos mais modernos realizam a retirada dos TEUs dos vagões de forma automatizada via portêiners, estruturas que ficam no berço do porto, sem participação humana. Enquanto em Roterdã, um contêiner demora dois dias para ser despachado, em Santos o prazo é de 21 dias.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.