Exemplo de logística: o Worldport da UPS

O termo Worldport pode não ser muito conhecido por se tratar de uma instalação particular, mas não faz dele menos importante. Ele foi o termo utilizado para batizar a central logística da operadora americana UPS (United Parcel Service), localizada em Louisville, no estado de Kentucky, nos Estados Unidos.

O Worldport opera como a central logística aérea mundial da UPS. A empresa conta com a estrutura em Louisville desde 1980, mas só no início da última década foi adotado o termo. Em 2002, foi iniciada uma expansão que incluíram investimentos de US$ 1 bilhão durante cinco anos.

Worldport UPS

A estrutura tem hoje uma área de mais de 480.000 m², com capacidade para operar 115 pacotes por segundo, 416 mil por hora! No Worldport trabalham mais de 20.000 funcionários da UPS, que atuam nas operações de entregas expressas e pacotes e cargas internacionais.

O nome explica a função da central nas operações globais da empresa. O Worldport, ou Porto Mundial (em livre tradução), funciona como uma base para todas as estruturas domésticas e estrangeiras da empresa. Uma encomenda de Nova York destinada à Europa, por exemplo, passará pela estrutura no Kentucky.

Operações

As operações do Worldport trazem números impressionantes.

O hub está ativo 24 horas por dia, movendo em média 416.000 pacotes por hora. Após as expansões futuras que estão planejadas, o número deve subir para 500 mil encomendas por hora.

O segredo para essa eficiência é automatização dos processos. Os itens são recebidos, escaneados e transferidos para outro avião, passando por mãos humanas somente duas vezes durante sua passagem pelo Worldport. A jornada de cada remessa para atravessar as transportadoras dura 13 minutos.

Worldport correias transportadoras

A estrutura conta com 248 km de correias transportadoras de alta velocidade. São mais de 33 mil unidades transportadoras no hub da UPS. Ainda estão presentes 546 câmeras que leem os selos de cada item, otimizando a rota de cada um.

O hub conta com docas e estrutura do chão desenvolvidas especialmente para permitir aos empregados mover as encomendas e contêineres mais facilmente.

Worldport chao

Todos os dias, 130 aeronaves passam pelo Worldport e suas 70 docas. A UPS é dona de 230 aviões, variando entre os modelos 747-400 e 757 da Boeing.

A escolha por Louisville é simples. A região tem bom clima e é posicionada estrategicamente dentro do território americano, o que garante viagens rápidas para as principais cidades.

Profissionais

Além das equipes de gestores, especialistas e técnicos em logística, a UPS emprega muitos estudantes universitários, já que boa parte das vagas são temporárias e/ou noturnas. Segundo o site Engadget, cerca de dois terços do trabalho é feito à noite, entre as 10h da noite às 2h da manhã.

A empresa também oferece reembolso de matrículas para os funcionários e promove um programa chamado Metropolitan College. Nesse programa, a operadora atua em parceria com a Universidade de Louisville e a Universidade Comunitária e Técnica de Jefferson, oferecendo 100% de reembolso para estudantes que trabalham em turnos noturnos.

Investimentos bilionários

Após a implementação do conceito Worldport, mais investimentos foram realizados no hub logístico. Em 2006, uma expansão de 300 mil m² foi realizada para integrar transporte de cargas pesadas na estrutura da UPS.

Worldport mapa

Ainda em 2006, a UPS anunciou novos investimos em seu super porto. Mais uma vez, foram investidos US$ 1 bi em uma nova expansão, concluída em 2010.

Com os investimentos, a capacidade de triagem do Worldport aumentou de 300 mil para 416 mil pacotes por hora.

Todos os anos, 3,2 milhões de passageiros e 2,35 milhões de toneladas passam pelo Aeroporto de Louisville, valor que o coloca como o terceiro maior dos EUA e o sétimo maior do mundo.

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