Ícone do site Blog Logística

Empresas de alta tecnologia devem focar no transporte aéreo

As empresas de setores de alta tecnologia têm expectativas de aumentarem suas exportações nos próximos dois anos, e contam com o transporte de cargas aéreas nesse processo.

De acordo com um estudo publicado pela transportadora UPS, 74% dos entrevistados estão otimistas a respeito das exportações. Entre os 516 executivos de empresas de alta tecnologia procurados pelas empresas, 46% esperam que as exportações aumentem nos próximos anos na taxa atual ou maior. Outros 28% esperam que o crescimento ainda aumente e apenas 14% não tem expectativas de crescimento.

A pesquisa da UPS não indagava sobre as formas de envio, a série histórica do setor indica que os produtos de alta tecnologia devem, cada vez mais, serem transportados por vias aéreas. Transportadoras têm levado produtos eletrônicos, normalmente pequenos, leves e caros, por aviões aos consumidores finais. A propensão por viagens aéreas tem se tornado cada vez mais forte.

Nos Estados Unidos, a exportação de produtos eletrônicos pelo mar tem caído substancialmente nos últimos três anos segundo informações da PIERS, provedor de dados e informações sobre comércio internacional.

No ano passado, exportações por transporte marítimo caíram 6%. Em 2013, a queda foi de 15%. Apenas no primeiro quarto de 2015, a exportações via mar caíram 10%.

Os executivos participantes representavam empresas dos setores de eletrônicos, equipamentos de escritório, eletrônicos de defesa, serviços de alta tecnologia, equipamentos de comunicação, entre outros.

A pesquisa mostrou como o setor já tem se inserido nos mercados emergentes, apontando que 71% das empresas já vendem produtos para a China, 45% para a Índia e 42% para o Brasil. O estudo da UPS ainda menciona que a expansão para esses mercados foi tão bem-sucedida que as transportadoras já consideram os países emergente como “já emersos”.

Sair da versão mobile