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Por que os centros de distribuição são uma vantagem competitiva para as empresas?

Nos últimos anos, a logística se tornou parte do planejamento estratégico das empresas. Foi percebido que ela está totalmente ligada à eficiência em atender aos pedidos dos clientes de forma rápida e dentro de suas expectativas. Por esse motivo, é tão importante que as empresas busquem mudanças que aperfeiçoem e otimizem os processos, como é o caso da adoção de um centro de distribuição.

Os impactos positivos de uma gestão voltada para a eficiência refletem, também, em outras áreas, beneficiando o negócio como um todo, gerando vantagem competitiva e diferenciação em um mercado tão sobrecarregado de empresas prestando um mesmo serviço.

Quer descobrir como um centro de distribuição pode se tornar vantagem competitiva para sua empresa? Continue lendo e saiba mais!

O que são os centros de distribuição?

Os centros de distribuição, também conhecidos como CDs, são unidades construídas com a finalidade de armazenar produtos e organizar melhor a distribuição dos itens que são enviados para filiais ou diretamente para os clientes.

Sendo assim, podemos dizer que nele são realizadas rotinas referentes à gestão de estoque, ou seja, recebimento, armazenagem, picking, expedição, emissão de documentação e carregamento dos veículos.

Por que os CDs são sinônimos de vantagem competitiva?

O que alguns gestores ainda desconhecem é que, além de proporcionar vários benefícios para a empresa, a decisão de gerenciar um centro de distribuição ajuda a criar vantagem competitiva para o negócio. Veja alguns motivos!

Centralizam os estoques

Quando se opta por ter centros de distribuição, todo o estoque da empresa passa a ficar centralizado em apenas um lugar. Ou seja, em vez de fazer com que o fornecedor entregue poucos itens em diversas unidades, tudo é enviado diretamente para o CD.

Isso ajuda a estreitar o relacionamento com os parceiros de negócios, além de melhorar o controle de estoque — o que possibilita diminuir os índices de faltas, excessos e perdas, por exemplo.

Mantêm maior controle dos processos

Quando um estoque é centralizado em uma única localização, todas as atividades de separação e expedição acontecem em um mesmo local. O controle dos processos torna-se mais simples, visto que não há mais de um estoque para inventariar.

Com um centro de distribuição, o endereçamento das mercadorias é mais preciso, pois geralmente há mais espaço. Assim, nenhuma mercadoria será perdida no armazém e será facilmente localizada, economizando o tempo dos separadores de pedido.

Proporcionam localização estratégica

Um dos fatores básicos na hora de tomar a decisão de ter um CD é a localização. Ao fazer o planejamento, alguns fatores, como a tributação do local, a proximidade da fábrica, dos clientes e dos fornecedores precisa ser verificada.

A ideia é a otimização, portanto, tanto o fluxo de recebimento quanto o de expedição devem ser levados em consideração ao se calcular o custo benefício de cada localização. Assim, a escolha feita atenderá a todos os requisitos e trará reais benefícios ao negócio.

Agilizam a entrega

Um centro de distribuição, se bem administrado, pode tornar o processo de entrega de mercadorias muito mais rápido. Porém, o fato de ter um estoque centralizado não vai fazer com que as atividades se tornem mais eficientes por si só.

O endereçamento dos materiais precisa estar correto, as mercadorias precisam estar dispostas de acordo com ele. Além disso, se forem investidos em sistemas de códigos de barras e gestão do estoque, que determinam rapidamente a localização do material, a otimização estará praticamente completa.

Ajudam a aumentar o controle da sazonalidade

Falamos anteriormente sobre a centralização dos estoques e como isso ajuda a aprimorar o controle das movimentações dos produtos. A vantagem de manter todos os itens sob uma gestão unificada é que a sazonalidade pode ser mais bem gerida.

Ou seja, as variações dos níveis de estoque causam menos impactos na venda, já que existe uma estrutura capaz de comportar a demanda. Mesmo que haja excesso de alguns itens, dificilmente ele terá as mesmas proporções negativas de quando isso ocorre em uma unidade menor, por exemplo.

Geram redução de custos

A redução de custos pode ser alcançada por diversos meios. Dentre os principais, podemos citar:

Para alcançar vantagem competitiva, é preciso buscar novas soluções e otimizar os métodos de trabalho, de maneira que os resultados sejam aprimorados e façam a empresa se destacar dos concorrentes.

Ajudam a fornecer um atendimento de qualidade

Ao ter uma operação mais enxuta, com todas as atividades de distribuição acontecendo em um mesmo local, prevenindo falhas e com os processos mais otimizados, a capacidade da empresa em atender o cliente vai melhorar.

Os prazos serão atendidos mais rapidamente, a resposta ao cliente será, também, mais rápida, e ele logo vai perceber que a empresa está se preocupando em atendê-lo da melhor forma, gerando valor ao negócio.

Auxiliam no planejamento eficiente de investimentos

O gerenciamento da demanda e o atendimento dos clientes feitos de forma mais eficiente auxiliam no processo de planejamento de investimentos. O gestor consegue entender melhor cada processo e verificar qual deles precisa de ajustes.

Ter um local específico para distribuição do produto pode facilitar ao gestor enxergar gargalos que podem ser eliminados com a implementação de novas tecnologias, detalhes difíceis de serem percebidos. Assim, cada atividade pode ser aperfeiçoada.

Há muitas tecnologias que podem melhorar os processos de distribuição e controle dos estoques. O gestor precisa decidir qual é a mais adequada para sua operação, e qual trará mais benefícios para o negócio como um todo.

Exponenciam a performance empresarial

Se tirarmos o conceito de exponencial da matemática para a aplicação no dia a dia, a palavra pode significar algo mais potente, de maior valor. Nada mais é do que crescimento e desenvolvimento.

Com todos os benefícios citados, a empresa vai trazer uma melhoria geral em seu desempenho, visto que vai proporcionar melhorias internas, como a otimização, redução de custos e aumento no controle, além de agregar valor ao cliente.

A decisão de adotar o centro de distribuição contribui para que a empresa melhore sua imagem no mercado e crie uma vantagem competitiva difícil de ser atingida pelos concorrentes. Os benefícios trarão melhorias operacionais e financeiras para a empresa e os clientes também notarão a mudança no atendimento, visto que influencia diretamente na eficiência da distribuição de mercadorias, nos prazos de entrega e na qualidade do serviço prestado.

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