A Black Friday e a logística

A Black Friday está chegando e é sempre um assunto de destaque no Blog Logística. Mas não é ao acaso. A sexta-feira negra no Brasil surgiu como um movimento do e-commerce, que hoje é um dos grandes propulsores de investimentos em logística no país.

Black friday logistica

Mesmo com a retração econômica atual, o cenário de vendas do e-commerce ainda é positivo. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor espera um crescimento de 18% das vendas neste Natal em comparação com o de 2014. Segundo a CleaSale, a Black Friday de 2014 movimentou mais de R$ 871 milhões. Em 2013, a data registrou de R$ 424 mi em vendas.

No ano passado, o ticket médio das compras foi de R$ 416, com mais de dois milhões de pedidos e 80 milhões de acessos simultâneos. Do público que realizou compras no Black Friday de 2014, cerca de 96% pretende aproveitar as promoções do dia 27 de novembro. Para mais informações sobre a edição do ano passado, confira o infográfico do Blog Logística.

Uma pesquisa realizada em agosto pela E-bit/Buscapé revelou as intenções de compra na data. As categorias que mais se destacaram foram de Eletrônicos (37%), Informática (27%), Eletrodomésticos (27%), Telefonia/Celular (25%) e Livros (17%).

Última oportunidade

Esse ano ainda há uma situação específica que deve deixar a data ainda mais atrativa. A Black Friday desse ano pode ser a última oportunidade do consumidor comprar produtos como computadores, notebooks, tablets, smartphones, modens e roteadores isentos dos impostos PIS e Cofins.

A partir do dia 1º de dezembro, eletrônicos fabricados no Brasil com valor a até R$ 1,5 mil receberão taxas entre 3,65% a 9,25%.

Planejamento

Atender o pico de demanda que acontece na Black Friday não é tarefa simples. Muitos sites ficam sobrecarregados com o número de acessos e os consumidores ainda têm que lidar com prazos de entrega que podem ser bem maiores que os de costume. Para evitar isso é necessário um planejamento realizado com antecedência, que entende as necessidades que o estresse que a data gera às operações do comércio eletrônico.

Um dos pontos principais a se tomar cuidado é a estrutura de servidores. Nada pior para o consumidor do que não conseguir acessar os sites ou ser impedido de finalizar compras por causa de sobrecarga de acessos. Problemas nessa área pode fazer com que todo o investimento em marketing seja perdido.

Logística

Já nas operações de logística, são várias ações a serem realizadas. A escolha dos produtos que terão os principais descontos já cria necessidades especial de planejamento e gestão de estoques, com encomenda de mais unidades, alocação em diferentes centros de distribuição e preparo da equipe de despacho.

Black Friday e-commerce

Boa parte das reclamações dos consumidores do e-commerce são relacionados à entrega da compra e na Black Friday isso é potencializado. Para amenizar isso, é interessante que as empresas ofereçam diferentes opções de entrega com um sistema eficiente de cálculo de valor.

O preço do frete também deve ser constantemente atualizado para não haver desencontros do que é informado para o cliente. Problemas desse tipo pode fazer uma empresa ser alvo de reclamações online, perdendo reputação e vendas.

É importante atender diferentes expectativas de clientes. Mesmo com o frete gratuito, em um serviço provavelmente mais simples, alguns compradores podem escolher pagar para receber sua compra em um prazo menor ou a opção de entrega agendada, por exemplo.

A Black Friday coloca toda as partes das operações de logística de um e-commerce em estresse. É uma grande oportunidade de aumento de vendas, mas que traz junto uma grande necessidade de esforço e planejamento.

Não deixe essa oportunidade passar!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.