Já é hora de planejar a logística do Natal

Pode ser um pouco cedo para vermos as decorações em lojas, ruas e shoppings, mas não se engane: já é hora das empresas se prepararem para o Natal. Desde a ascensão do Black Friday para o e-commerce brasileiro, as lojas começaram a registrar recordes de vendas todos os anos. E a grande procura por produtos sempre acarretou na sobrecarrega dos serviços logísticos.

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Ou seja, se mostra cada vez mais necessário um planejamento de logística antecipado para que as lojas consigam atender todo o público com qualidade. Tudo isso envolve a gestão do estoque, integração com sistemas de TI, movimentação de produtos e entrega, áreas de demanda intensificada com a Black Friday e as vendas de Natal.

No entanto, um erro é estimar que as atividades terminam no momento da entrega. Além das demandas de logística reversa, com trocas e retornos de produtos, as operadoras logísticas e as empresas que contrataram seus serviços devem aplicar mecanismos de controles com indicadores de desempenho, avaliando a qualidade dos serviços de toda a cadeia logística e o atendimento aos prazos oferecidos aos clientes. Dessa forma, as eventuais falhas já são reconhecidas e registradas para dar continuidade na otimização dos serviços.

Para se ter ideia, a Black Friday de 2013 representou o equivalente a 9 dias normais de venda para o e-commerce brasileiro. Em 2014, o dia especial de vendas teve um faturamento de mais de R$ 871 milhões, quase o dobro do ano anterior, que registrou R$ 424 mi. Ou seja, mesmo com o momento difícil da economia nacional, a data deve gerar um aumento relevante na demanda usual das lojas virtuais.

E entre as principais reclamações na Black Friday do ano passado estavam o custo do frete, longos prazos de entrega e produtos fora de estoque. Todos problemas diretamente relacionado às atividades da logística.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico realizou uma pesquisa que apontou que 61% das lojas virtuais têm como principal problema o atraso nas entregas. O estudo aponta que 82% das lojas possuem armazenagem própria. Apesar do maior controle da operação, uma armazenagem centralizada pode sofrer mais em momentos de pico de demanda, devido à baixa adaptabilidade e a menor possibilidade de negociação com transportadoras.

Cerca de 13% das empresas tem serviço de entrega própria, mas 81% das lojas ainda utilizam os Correios para entregas. Das entrevistadas, 23% das lojas virtuais optam pela contratação de transportadoras de acordo com a região. Ao separar fretes por transportadores de diferentes regiões, os e-commerce podem reduzir custos e oferecer serviços mais ágeis.

Confira nosso infográfico sobre a Black Friday de 2014.

Logística do e-commerce no Reino Unido

E as dificuldades não são exclusivas ao Brasil. “No ano passado, varejistas e transportadoras sofreram muitas críticas pelo atraso de entregas da Black Friday e Cyber Monday”, afirmou Simon Edwards, diretor de operações na consultora de recursos humanos ManpowerGroup. Segundo um estudo da empresa, as empresas americanas devem aumentar suas equipes para a temporada de vendas do final do ano.

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“Como resultado [do ano passado], muitas empresas de entrega estão reavaliando sua necessidade de mão de obra sazonal, e dessa forma contratando com antecedência, para melhor atender a demanda gerada pelas vendas antes do Natal”, afirma.

A pesquisa da ManpowerGroup constatou que um quarto das transportadoras de pequeno e médio porte esperam crescimento significativo para os próximos 12 meses.

No início do mês, o Royal Mail (os Correios britânicos) declarou que 3,1 milhões de pequenas e médias empresas correm o risco de não atender os prazos de entrega prometidos aos clientes na Black Friday desse ano.

O Royal Mail realizou uma pesquisa com 250 pequenos empresários do Reino Unido e constatou que 95% estão se preparando e alguma forma, mas apenas 38% dos entrevistados aumentaram seus prazos de entrega para disponibilizar mais tempo para as transportadoras realizarem as entregas para os consumidores. Somente 36% declararam estar trabalhando juntamente a sua operadora logística para projetas o volume de entregas do ano.

O e-commerce britânico cresceu 12% no mês de julho na comparação com 2014. Compras via dispositivos móveis cresceram 42%. Um estudo realizado em julho no país mostrou que o número de consumidores que pretendem comprar na Black Friday deve ser quatro vezes maior em relação ao ano passado.

O Royal Mail começou a se preparar para a data em fevereiro, quando iniciou seu planejamento de suas instalações temporárias. Isso mostra que quanto mais tempo for destinado para planejar os serviços de logística para a data de maior demanda do ano para o e-commerce, maior chance de sucesso.

Então tente não se assustar ao começar a ver decorações em algumas vitrines. É que para muitas empresas, o Natal já começou.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

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