2019
Armazenagem flow rack: veja as principais informações sobre o assunto!
O sistema de armazenagem flow rack é conhecido por sua versatilidade, pois possibilita que o método de estocagem FIFO (First In, First Out) seja empregado em sua totalidade. O FIFO parte do princípio de que os itens devem ser mantidos no armazém de forma cronológica.
Como o próprio nome já sugere, os materiais que deram entrada antes têm a sua saída registrada também antes dos demais. Isso quer dizer que a organização é feita por meio de uma fila, que facilita tanto a retirada dos materiais como a reposição do estoque.
Você tem interesse em saber mais sobre esse método de organização? Então acompanhe o conteúdo que preparamos para esclarecer as suas dúvidas. Confira!
O que é a armazenagem flow rack?
O desenvolvimento de formas dinâmicas de movimentar as mercadorias dentro do armazém já não é novidade. Um bom exemplo disso é a utilização de esteiras para mover caixas e embalagens entre as diversas áreas de um depósito.
Assim, surge o flow rack, que é um processo que integra tanto a estocagem como a expedição de pedidos para os clientes ou o envio para a linha de produção.
Como o flow rack funciona na prática?
Para ser implementado com sucesso, há a necessidade de adaptar a área de estocagem para que a mobilidade nas prateleiras seja o mecanismo principal. Nesse caso, devem ser adotados roletes e rodízios que possibilitam a movimentação de mercadorias.
Quando o material entra no depósito, ocorre a sua alocação da prateleira específica. Como essa estrutura é construída com uma inclinação, a peça desliza até o ponto oposto, formando assim uma fila. Quando um insumo é retirado, o material seguinte assume o seu lugar, mantendo a ordem de que o primeiro a dar entrada no galpão é o primeiro a sair.
A tendência é que esse aparato funcione melhor em empresas cujo o estoque é composto por peças e embalagens de menores dimensões. Isso ocorre porque o armazenamento flow rack depende da ação da gravidade, uma vez que as prateleiras são inclinadas.
Quais são as vantagens desse método de armazenamento?
A operação de um armazém pode ser aprimorada de forma considerável com a adoção do sistema flow rack. Veja alguns dos principais benefícios.
Aumenta a eficiência da expedição dos pedidos
Tarefas como a localização das mercadorias, separação e embalagem têm potencial para ganhar mais eficiência quando as mercadorias são disponibilizadas para o operador automaticamente. Na prática, os produtos são alocados em uma ponta e são movidos diretamente para a área a qual se destina.
Garante a integridade física das mercadorias
Uma das principais razões para as avarias nos produtos é a sua movimentação interna. Seja por meio de máquinas, como empilhadeiras, seja por meio do manuseio pela equipe, as chances de causar danos são altas. Com esse novo sistema, a incidência de colisões e quedas são reduzidas, o que previne prejuízos.
Favorece o abastecimento da linha de produção
O fato de que as peças e materiais deslizam de forma ordenada garante que a área de produção receba insumos de acordo com a sua necessidade. Com isso, não há interrupção das atividades ou atrasos.
Para crescer é preciso se adaptar constantemente e inovar em formas de melhorar os processos internos. A armazenagem flow rack oferece esse tipo de solução, portanto, procure identificar como tornar a sua empresa mais moderna.
Você quer ter acesso a muito mais conteúdos como este? Então siga as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Flickr.
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
PUBLICADO EM Infraestrutura TAGS:
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
0 Comentários
COMENTÁRIOS