Ícone do site Blog Logística

São Paulo ganha programa de logística reversa para eletrônicos

No dia 28 de abril, estreou em São Paulo um novo programa piloto de logística reversa para eletrônicos (aparelhos eletrônicos). A iniciativa “Descarte ON” é realizada em conjuntos pelos governos do Japão e Brasil, compreendendo eletrodomésticos e eletrônicos.

Para tal, a região da Lapa, na zona oeste, será utilizada como teste e ganhará pontos de coleta de eletrodomésticos de pequeno porte e um serviço de retirada em domicílio de dispositivos maiores.

Participam do projeto o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Ministério do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Paulo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA na sigla em inglês).

O projeto também conta com a participação de grandes redes varejistas no processo de logística reversa. Elas instalaram os pontos para receber aparelhos que variam de liquidificadores e torradeiras a notebooks e smartphones. Basicamente, os coletores serão lixeiras apropriadas, com 60 cm de largura, 50 cm de comprimento e 75 cm de altura.

Logística Reversa

As pessoas que comprarem um item de grande porte das lojas participantes, como geladeiras e fogões, receberão um cupom para ser usado no caso de necessidade de substituição ou devolução. Para agendar o serviço deve ser pago uma pequena taxa. Ainda não há data definida para início das operações.

Após a coleta seletiva, os produtos serão encaminhados para uma cooperativa especializada em resíduos eletrônicos. O objetivo é conseguir o reaproveitamento máximo dos componentes, separando os revestimentos de plástico e de metal dos componentes eletrônicos.

Segundo o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão, o nível de reciclagem a ser alcançado será estudado até setembro de 2017, quando termina o piloto na Lapa. A expectativa é implementar iniciativas semelhantes em outras quatro regiões de São Paulo até 2020.

A Lapa foi escolhida como local dos testes do projeto, após pesquisa da Jica que indicou que os moradores do bairro são mais adeptos a iniciativas relacionadas à sustentabilidade. Recentemente, a região recebeu recentemente uma usina de compostagem que produz fertilizantes a partir dos resíduos de 27 feiras livres.

Sair da versão mobile