Ícone do site Blog Logística

Os impactos de uma boa gestão logística no agronegócio

As atividades do agronegócio não se limitam apenas ao plantio ou à pecuária. Para que toda a produção seja um sucesso, é necessário que o empreendedor domine a sua cadeia produtiva, principalmente a área de logística, que é a peça-chave para concluir todo o ciclo.

A logística no agronegócio cuida de toda a movimentação de seus materiais, como o transporte dos suprimentos dentro da produção e o carregamento para entregar o produto ao consumidor final. Além disso, as suas atividades se relacionam com muitos outros processos, como o de compras, armazenamento e distribuição de produtos. Todas essas operações devem ser realizadas com agilidade e qualidade.

Assim, a participação da logística no agronegócio pode ser segmentada em três partes integradas. Neste post explicaremos quais são e como elas impactam no setor. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Logística de suprimentos

No ciclo produtivo da agroindústria, a logística de suprimentos age sobre a movimentação dos insumos e serviços para que eles alcancem na empresa o setor destinado. Isso garante que não falte material para o trabalho.

Os materiais agropecuários, por exemplo, costumam ter seus custos de produção superiores, e alguns deles têm despesas com transporte maior que o seu próprio preço de compra. Um exemplo disso são os adubos, que têm baixo custo de aquisição, porém os custos com o seu carregamento geralmente são mais altos — tudo vai depender do volume a ser transportado e da distância a ser percorrida.

Uma boa gestão da logística de suprimentos no agronegócio tende a diminuir os custos de produção e comercialização, ao considerar que a carga seja entregue dentro do prazo para manter as atividades da agroindústria a todo vapor.

Logística de apoio à produção agropecuária

A logística de apoio à produção agropecuária se preocupa com a transferência dos materiais dentro da empresa, como o transporte interno, manuseio, armazenagem, estoque primário, estoque final, entrega e outros tipos de controle.

A meta nesse caso é de racionalizar esses processos da melhor forma possível. Para isso as informações sobre o estoque, aplicação do produto, quantidade e tempo de utilização devem estar sempre atualizados.

Nesse sentido, para uma boa gestão, é preciso movimentar somente as cargas necessárias com as quantidades certas, evitando formar grandes estoques e armazená-los de forma que não atrapalhe a produção. Com isso, haverá uma redução de custos significativa no processo produtivo como um todo.

Logística de Distribuição

Grande parte dos produtos agropecuários são perecíveis. Por isso, é fundamental cuidar dos processos na pós-colheita, o que necessita de atenção em relação ao seu transporte, embalagens adequadas, armazenagem com temperaturas apropriadas e controle da umidade relativa do ar. Outra característica que merece atenção é a sazonalidade da produção, salvo algumas exceções. Dependendo da região, alguns produtos são colhidos apenas uma vez por ano por causa das condições climáticas.

Assim, o desafio na gestão logística dessa etapa é garantir que o transporte se adeque as características dos produtos em suas especificidades, evitando a perda da sua qualidade e atraso na entrega.

A logística no agronegócio é fundamental para o seu desenvolvimento, otimizando os seus custos e adotando as melhores práticas. Tanto para a produção agrícola quanto a pecuária, devem ser assegurados que os produtos sejam entregues com qualidade e no prazo definido. Dessa forma, as três partes da logística devem trabalhar integradas, sempre complementando uma a outra com eficiência e eficácia.

Gostou deste post sobre os impactos de uma boa logística no agronegócio? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter para receber as atualizações direto na sua caixa de entrada!

Sair da versão mobile