Ícone do site Blog Logística

Logística de armazenagem: por que se preocupar com ela?

A logística de armazenagem é um conjunto de ações que visa garantir o correto armazenamento dos materiais recebidos, independentemente das características.

Por meio desse trabalho, a empresa evita não só que os produtos sejam desperdiçados ou danificados, como também assegura um melhor aproveitamento dos recursos. Não obstante, a prática é essencial na geração de economia e na produção de melhores resultados. Para completar, a negligência por parte da empresa nesse quesito pode acarretar em prejuízos ou dificuldades de gerenciamento do armazém.

Em outras palavras, para que a sua operação seja efetiva e vantajosa, é preciso executar corretamente todo o processo. Continue com a gente e conheça algumas etapas essenciais dentro da logística de armazenagem. Boa leitura!

Recebimento das mercadorias

Sendo a primeira e uma das principais etapas do processo, o recebimento das mercadorias deve ser preparado de maneira prévia, garantindo que a operação se inicie de forma otimizada.

Para isso, o gestor e sua equipe devem organizar as docas para a chegada dos caminhões, permitindo que os veículos se posicionem no melhor lugar para descarregar as mercadorias. Também é importante providenciar as ferramentas que ajudam na movimentação das cargas, por exemplo:

Estocagem

No recebimento da carga, a equipe operacional precisa verificar se a mercadoria está no endereço correto, evitando a continuação de um trabalho equivocado. Estando tudo confirmado, a carga é colocada em estocagem até o processo de identificação.

É essencial que essa etapa seja executada com muito cuidado, para que nenhum produto seja danificado antes dos próximos passos. Além disso, a estocagem deve garantir uma boa organização e o melhor aproveitamento de espaço.

Identificação

Com a mercadoria já em segurança, os colaboradores devem iniciar a identificação dos itens. Isso é necessário para que todos os dados dos produtos sejam inseridos corretamente no sistema do armazém, facilitando processos futuros, como inventários ou vendas.

Com o fim dessa etapa, a equipe de separação entra em ação, para que as mercadorias em paletes sejam fracionadas.

Separação

Conhecido também como processo de picking, a separação acontece quando os grandes paletes são desfeitos e as mercadorias, fracionadas, considerando os pedidos realizados ou informações referentes às necessidades dos clientes.

O picking costuma ser uma atividade trabalhosa e demorada. O menor erro nesse processo pode acarretar em prejuízos em termos de mão de obra e gastos extras.

Aplicação de diferentes tipos de armazenagem

Outro ponto a que todo gestor deve se atentar na operação é o tipo de armazenagem a ser aplicada em cada situação. Esse cuidado faz muita diferença na conservação e na segurança das mercadorias.

O fato é que, embora todo processo aconteça seguindo um planejamento geral, as características dos itens devem ser consideradas — a fim de garantir o completo aproveitamento da carga.  Exemplos de pontos que devem ser avaliados para uma armazenagem segura:

Entre os diversos tipos de armazenagem, podemos destacar:

Para as empresas que trabalham com o mesmo tipo de produto, a mudança no tipo de armazenagem não é algo constante. Porém, para os negócios que investem em variedades de materiais, esse conceito é extremamente recomendável.

Esses foram alguns dos principais processos que não podem faltar na logística de armazenagem. É importante que a sua empresa adote essa prática, pois ela garante um gerenciamento de recursos e informações, permitindo o aproveitamento total dos investimentos. Com a negligência, você não só deixa de otimizar as operações, como também abre espaço para ser superado pelos seus concorrentes.

Gostou do artigo? Então, continue explorando o tema e confira a nossa postagem sobre armazenagem flow rack.

Sair da versão mobile