Ícone do site Blog Logística

Conheça 4 dicas de como economizar combustível na empresa

Cortar custos é sempre um desafio para os gestores de uma empresa. Em se tratando de transportes, o gasto com os combustíveis é uma das maiores preocupações, pois representa grande parte das despesas em geral do negócio, além de sofrer muitas variações de preços ao longo do ano.

Ademais, as despesas com abastecimento estão diretamente ligadas ao faturamento que uma empresa pode gerar, pois quanto maior a economia em seu consumo, maior será a sua lucratividade.

Para que a sua companhia obtenha êxito nesse objetivo, separamos algumas dicas de como economizar combustível na empresa. Ficou interessado? Então, continue conosco até o fim deste post!

1. Não exceder a carga do produto

Exceder a carga do produto a ser transportado, além de ser ilegal e perigoso, aumenta o consumo de combustível dos veículos, o que eleva o custo do transporte. A força da sobrecarga sobre o caminhão, por exemplo, exige que ele se esforce mais nas estradas e, em consequência disso, acabe gastando mais combustível.

Além disso, o excesso de peso faz com que determinadas peças se desgastem mais rapidamente, compromete o veículo e a qualidade das estradas.

2. Calibrar os pneus

Calibrar os pneus é fundamental para o bom desempenho do veículo, e o recomendado é que essa procedimento seja feito pelo menos uma vez por semana.

Os pneus, se estiverem murchos, aumentam a força de arrasto e, como consequência disso, o motor do veículo trabalha mais, aumentando, também, o seu gasto com combustível.

Para cada tipo de carro há uma calibragem recomendada pelo fabricante — descrita no manual do proprietário. Este método tão simples é capaz não só de economizar combustível, como também aumentar a vida útil dos pneus e postergar a necessidade de repor peças.

3. Utilizar galpões com localizações estratégicas

A localização estratégica dos galpões logísticos possibilita uma facilidade no acesso às principais rodovias de qualquer região. Dessa forma, a empresa economiza combustível por encurtar o caminho entre o seu estoque e o seu cliente.

A economia também acontece por evitar que o veículo perca muito tempo em trânsito, além de possibilitar a melhor utilização de rotas mais frequentes, possibilitando a entrega de um grande volume de mercadorias em uma única viagem.

Com uma boa localização, é possível planejar a melhor rota de entrega e, assim, economizar tempo, combustível e gastos com a manutenção dos veículos.

4. Manter a revisão do veículo em dia

Para que a sua empresa sempre tenha os seus veículos disponíveis para realizar as suas atividades diárias, é fundamental manter os componentes da frota em bom estado. Manter a revisão em dia colabora para uma redução significativa do combustível, além de contribuir para uma produtividade eficiente.

Veículos que apresentam problemas no funcionamento de seu motor, nos pneus ou em outros elementos, frequentemente, demandam muito mais força para trabalhar e, consequentemente, mais combustível.

Saber como economizar combustível na empresa é fundamental para o seu sucesso. Para alcançar esse objetivo é necessário planejar, mudar rotinas, além de treinar e conscientizar a equipe de motoristas.

E aí, gostou das nossas dicas para economizar combustível na sua empresa? Então, aproveite a visita em nosso blog e assine a nossa newsletter. Assim, você vai receber todas as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!

Sair da versão mobile