Ícone do site Blog Logística

5 dicas para lidar com os períodos de sazonalidade logística

Todos os anos, as empresas dos mais diversos setores observam variações significativas no seu volume de vendas. Esse fenômeno, comum no ambiente corporativo, é chamado de sazonalidade logística e pode causar problemas para manter a operação em pleno funcionamento.

É possível observar que alguns períodos como o Dia das Mães, Páscoa e as festas de fim de ano são responsáveis pelo aumento das vendas. Por isso, o processo de distribuição tem que ser planejado para lidar com a oscilação das demandas e garantir a entrega dos pedidos.

Você que saber como a sazonalidade pode afetar o seu cotidiano? Então continue lendo este artigo.

Como reagir a sazonalidade logística?

1. Planeje-se antecipadamente

A organização das vendas e entregas no período de Páscoa, por exemplo, começa com meses de antecedência. O processo envolve a estimativa da demanda, aquisição de insumos e a contratação de operadores logísticos para distribuir as cargas conforme o cronograma.

Essa medida é eficiente para evitar atrasos na entrega e falta de produtos nas prateleiras. Dessa forma, a estimativa de vendas pode ser usada como guia e identificar o volume de produção ideal evitando, assim, o excedente de mercadorias e o desperdício.

2. Busque fornecedores confiáveis

Manter todos os elos da cadeia de produção funcionando de maneira integrada é um desafio que muitas empresas enfrentam durante os períodos sazonais. Para solucionar esse obstáculo é recomendado desenvolver uma relação de parceria e benefício mútuo.

Em primeiro lugar, os fornecedores devem ser confiáveis e flexíveis para lidar com mudanças súbitas no volume de insumos solicitado. Com isso, garante-se que os níveis de estoque serão capazes de manter a linha de produção abastecida.

A mesma regra pode ser aplicada para empresas que terceirizam o serviço de entrega. A seleção da transportadora adequada pode evitar problemas no futuro.

3. Crie planos de contingência

Para que o gestor não seja pego de surpresa e tenha condições de reagir às oscilações de mercado é preciso contar com planos de ação. Esse documento deve delinear quais atitudes devem ser tomadas para garantir o sucesso da operação.

Em geral, essa estratégia deve prever:

4. Aproveite as oportunidades de crescimento

Muitas empresas encaram a sazonalidade como um problema a ser resolvido, contudo essa visão limitada pode impedir o crescimento do seu negócio. Caso, as vendas apresentem queda, esse é um bom momento para rever estratégias e analisar os motivos que causaram a falta de interesse nos produtos vendidos.

Por outro lado, se as vendas se encontram em expansão, esse é o momento de desenvolver novos produtos e serviços que podem captar novos clientes. Tanto as datas comemorativas como os períodos de ações promocionais podem ser boas ocasiões para aumentar a lucratividade.

5. Otimize a equipe e renove equipamentos

Quando o gestor logístico se depara com variações causadas em períodos sazonais é importante verificar se os equipamentos e máquinas estão em condições de operar na medida em que a produção pode aumentar. Por isso, sugere-se a realização de manutenções periódicas com o intuito de identificar defeitos e efetuar os reparos necessários.

Já o tratamento da equipe exige o investimento em treinamentos que qualifiquem o profissional para lidar com as mudanças. Essa medida também incentiva a criação de soluções inovadoras e desenvolve a flexibilidade para atender os clientes.

A sazonalidade logística é um cenário inevitável que pode ser causado por condições climáticas, datas comemorativas e eventos periódicos. Portanto, as empresas que desejam superar esses momentos e permanecerem competitivas devem criar planos detalhados para amparar os processos de trabalho.

Agora que você já ampliou os seus conhecimentos sobre os efeitos da sazonalidade, que tal ler sobre a gestão de estoque? Acesse o conteúdo sobre o método OSA e saiba como aproveitar as suas vantagens.

Sair da versão mobile