Todos os anos, as empresas dos mais diversos setores observam variações significativas no seu volume de vendas. Esse fenômeno, comum no ambiente corporativo, é chamado de sazonalidade logística e pode causar problemas para manter a operação em pleno funcionamento.
É possível observar que alguns períodos como o Dia das Mães, Páscoa e as festas de fim de ano são responsáveis pelo aumento das vendas. Por isso, o processo de distribuição tem que ser planejado para lidar com a oscilação das demandas e garantir a entrega dos pedidos.
Você que saber como a sazonalidade pode afetar o seu cotidiano? Então continue lendo este artigo.
Como reagir a sazonalidade logística?
1. Planeje-se antecipadamente
A organização das vendas e entregas no período de Páscoa, por exemplo, começa com meses de antecedência. O processo envolve a estimativa da demanda, aquisição de insumos e a contratação de operadores logísticos para distribuir as cargas conforme o cronograma.
Essa medida é eficiente para evitar atrasos na entrega e falta de produtos nas prateleiras. Dessa forma, a estimativa de vendas pode ser usada como guia e identificar o volume de produção ideal evitando, assim, o excedente de mercadorias e o desperdício.
2. Busque fornecedores confiáveis
Manter todos os elos da cadeia de produção funcionando de maneira integrada é um desafio que muitas empresas enfrentam durante os períodos sazonais. Para solucionar esse obstáculo é recomendado desenvolver uma relação de parceria e benefício mútuo.
Em primeiro lugar, os fornecedores devem ser confiáveis e flexíveis para lidar com mudanças súbitas no volume de insumos solicitado. Com isso, garante-se que os níveis de estoque serão capazes de manter a linha de produção abastecida.
A mesma regra pode ser aplicada para empresas que terceirizam o serviço de entrega. A seleção da transportadora adequada pode evitar problemas no futuro.
3. Crie planos de contingência
Para que o gestor não seja pego de surpresa e tenha condições de reagir às oscilações de mercado é preciso contar com planos de ação. Esse documento deve delinear quais atitudes devem ser tomadas para garantir o sucesso da operação.
Em geral, essa estratégia deve prever:
- contratação de mão de obra adicional;
- ampliação do espaço disponível para armazenamento;
- aumento do número de motoristas e veículos para a frota.
4. Aproveite as oportunidades de crescimento
Muitas empresas encaram a sazonalidade como um problema a ser resolvido, contudo essa visão limitada pode impedir o crescimento do seu negócio. Caso, as vendas apresentem queda, esse é um bom momento para rever estratégias e analisar os motivos que causaram a falta de interesse nos produtos vendidos.
Por outro lado, se as vendas se encontram em expansão, esse é o momento de desenvolver novos produtos e serviços que podem captar novos clientes. Tanto as datas comemorativas como os períodos de ações promocionais podem ser boas ocasiões para aumentar a lucratividade.
5. Otimize a equipe e renove equipamentos
Quando o gestor logístico se depara com variações causadas em períodos sazonais é importante verificar se os equipamentos e máquinas estão em condições de operar na medida em que a produção pode aumentar. Por isso, sugere-se a realização de manutenções periódicas com o intuito de identificar defeitos e efetuar os reparos necessários.
Já o tratamento da equipe exige o investimento em treinamentos que qualifiquem o profissional para lidar com as mudanças. Essa medida também incentiva a criação de soluções inovadoras e desenvolve a flexibilidade para atender os clientes.
A sazonalidade logística é um cenário inevitável que pode ser causado por condições climáticas, datas comemorativas e eventos periódicos. Portanto, as empresas que desejam superar esses momentos e permanecerem competitivas devem criar planos detalhados para amparar os processos de trabalho.
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