Varejo perde vendas por falta de produtos nas prateleiras

Em momentos de crise, as empresas devem otimizar operações para maximizar sua receita. No contexto econômico atual, perder vendas por erros operacionais é inadmissível. E segundo um estudo da NeoGrid, esses erros representaram 5% de vendas perdidas em junho desse ano. O relatório mostra que o varejo teve 10% de ruptura em produtos que faltavam nos pontos de venda. Ou seja, um problema na cadeia de suprimentos.

Falta de produtos em prateleiras comprometem vendas

A pesquisa abordou as cinco categorias de produtos mais vendidas em supermercados no país: cervejas, biscoitos, leite, iogurte e refrigerante. Foram comercializadas um total de 1,7 bilhão de unidades das mercadorias.

Foi apurado que o principal motivo da queda, com 56% de ocorrência, foram as falhas de execução das lojas. Do total de erros operacionais 26% se referência prateleiras vazias que não foram reabastecidas, ainda que o produto correspondente estivesse disponível no estoque. Outro problema, com 30% dos casos, é atrelado ao estoque virtual: quando o produto ainda constava no sistema de uma loja, mas não estava fisicamente disponível.

Por outro lado, o erro com maio incidência está atrelado com atividades básicas de logística. Em 40% dos problemas, os produtos não estavam disponíveis nos pontos de venda por falha na entrega ou porque não foi feito o pedido para o fornecedor, gerando falta no estoque.

No mês de janeiro, o número de vendas perdidas por indisponibilidade chegou a 7%. O índice chegou a 4% em março e fechou o primeiro semestre na casa dos 5%.

A pesquisa da NeoGrid utilizou a OSA (On Shelf Availability, ou Disponibilidade em Prateleiras), um indicador que reúne informações de mais de 10 mil lojas de varejos do país. O OSA verifica diariamente a disponibilidade de produtos nas gôndolas e calcula as vendas estimadas por produto, loja e dia, além de verificar as causas das faltas dos itens e propor correções.

Logística

Há várias formas de otimizar os processos logísticos. Seja melhorando o planejamento, revendo processos, implementando sistemas de controle mais eficazes, promovendo capacitação profissional para as equipes e investindo em infraestrutura.

A LOG tem a melhor estrutura logística para sua empresa

A LOG CP atua com a locação de condomínios de galpões logísticos, uma opção inovadora que não exige grandes investimentos iniciais. Os condomínios têm qualidade Classe A, com localização estratégica próximos aos principais centros urbanos e produtivos do Brasil. Com uma estrutura de alto nível, a LOG CP possibilita aos seus parceiros otimizar seus processos logísticos.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.