Trem gera energia elétrica pelos freios

Os sistemas de transportes são um dos principais consumidores de energia e combustíveis das atividades humanas. Mas e se um dos modais logísticos de transporte pudesse gerar energia, ao invés de consumi-la?

trem freios

Isso já acontece na Pennsylvania, nos Estados Unidos. A agência Southeastern Pennsylvania Transportarion Authority (SEPTA) deu início a um projeto que captura a energia produzida pelas frenagens nos trilhos de uma das principais linhas férreas do estado e as direciona para a rede regional de energia da Filadélfia, principal cidade do estado.

O grande avanço que o projeto apresenta é a capacidade de armazenamento da energia cinética para uso superior. A iniciativa foi realizada na estação da linha Market-Frankford, uma das mais movimentadas da Filadélfia.

O trem utiliza um sistema especial de baterias de lítion-íon para armazenar a energia. Um software foi desenvolvido para assegurar que a energia dos freios fosse armazenada.

O processo é conhecido como frenagem regenerativa, utilizado em automóveis elétricos híbridos, em que os motores de tração geram eletricidade acionada pelas rodas. A eletricidade produzida nessa cadeia reduz o consumo de combustível.

A aplicação da tecnologia nos trens tem a diferença justamente na escala do veículo. O avanço tecnológico conquistado na experiência pela energia ter sido distribuída pelas chamadas redes inteligentes (ou smart grids). Os pesquisadores do projeto acreditam que isso pode ser instalado por todo o sistema de transporte ferroviário. Outra experiência sendo testado é um sistema híbrido que complementa a capacidade de armazenagem das baterias com a utilização de supercapacitores.

A tecnologia pode ser aplicada não somente em veículos, mas em quaisquer equipamentos que envolvam frenagens constantes, como elevadores e guindastes. São novas formas de gerar energia, contribuindo para uma economia limpa e de desenvolvimento tecnológico sustentável.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

3 Comentários

  1. EDNA DE ARAUJO BRITO disse:

    INFORMACAO IMPORTANTISSIMA POIS, SOU ESTUDANTE UNIVERSITARIA DE LOGISTICA E CADA DIA MAIS FICO ENCANTADA COM OS BENEFICIOS QUE ESSA AREA RENDE DENTRO DE UMA ORGANIZACAO. APRENDI MUITO E DESCOBRI QUE ESCOLHI A AREA CERTA PRA ME DEDICAR VISTO QUE ELA OCUPA O LUGAR MAIS IMPORTANTE DENTO DA EMPRESA.
    COMO ESTUDANTE, ESTOU DE OLHO NO FUTURO.

  2. G Master Treinamentos disse:

    Legal Muito Obrigado, gostei muito do artigo me ajudou muito.
    G Master Elétrica e Automação

  3. ID Automação Residencial disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Muito bom artigo, apesar de ser antigo, é muito bom ver que a cada dia surge um método novo para gerar energia, e deveria ser obrigatório por exemplo neste caso todos trens usarem esta tecnologia. Obrigado pelo post! Automação Residencial

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.