O Supply Chain, resumidamente, é a Cadeia de fornecimento que vai desde o primeiro produtor de matéria-prima até a chegada do produto na casa do consumidor final.
É o caminho que o produto percorre da fabricação, passando pelo armazenamento e distribuição até chegar à casa de quem o adquiriu.
Um termo muito utilizado e recorrente nesse meio é o chamado Supply Chain Management, referente à gestão da cadeia de fornecimento. Por meio dessa gestão é possível avaliar pontos fortes e fracos da cadeia e tomar decisões acertadas para auxiliá-la a ser mais ágil, eficiente e precisa.
Já a logística é uma parte disso tudo, ou seja, uma parte do Supply Chain, dessa cadeia de fornecimento. É a logística quem planeja, implementa e controla todo o fluxo, desde a produção até a entrega dos produtos, sempre prezando por redução de custos e desperdícios, agilidade e eficiência para cumprir com os prazos e metas.
De forma bem simplista é possível pensar no Suplly Chain como o caminho e a logística como o que surge, o que movimenta e que faz de tudo para que este caminho seja percorrido.
E é dentro de todo esse processo que estão as oportunidades de trabalho para os profissionais de logística. Dada a complexidade do tema e o tamanho do desafio, o mercado busca um número cada vez maior de profissionais qualificados, criativos e dinâmicos, capazes de oferecerem alternativas efetivas aos problemas enfrentados.
Acompanhe as novidades do mercado no Blog Logística!