Ícone do site Blog Logística

Quais são os principais riscos do transporte de cargas?

O transporte de cargas é uma atividade que apresenta diferentes riscos. Muitos deles trazem consequências graves e são causados por 3 fatores principais: imperícia, imprudência e negligência.

Isso comprova que a falta de preparo e de gerenciamento dos riscos é um problema constante e que deve receber a atenção especial das empresas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o post e veja como evitar esses perigos:

Riscos do transporte de cargas

Muitas vezes, imperícia, imprudência e negligência são entendidos como sinônimos. Mas, na realidade, esses conceitos são bem diferentes. É importante entender cada um deles para evitar que os riscos ocorram durante o transporte de cargas.

Imperícia

Está relacionada à falta de habilidade ou de capacidade do trabalhador. No caso do transporte de cargas, a imperícia pode levar a acidentes, já que o motorista não tem a habilidade necessária para evitá-los. À empresa cabe a responsabilidade de contratar trabalhadores experientes ou capacitá-los.

Por exemplo: um caminhão muito carregado ou que transporte uma carga maior do que ele (como equipamentos para refinaria) pode tombar facilmente. Por isso, o motorista deve ter a perícia necessária para transitar em baixa velocidade e acomodar a carga da melhor forma possível.

Imprudência

Ocorre quando o trabalhador é seguro de seu trabalho. É uma situação de inconveniência, inadvertência. Por exemplo: um trabalhador que executa a mesma função há 5 anos pode deixar de tomar algumas medidas de segurança por achar que já sabe o que fazer. Esta é uma atitude imprudente.

No entanto, a imprudência também pode aparecer quando a pessoa é proativa e quer mostrar trabalho, mas não tem o conhecimento necessário. Nesse caso, ele quer ajudar, mas acaba tomando uma atitude errada. Por exemplo: acomodando mal a carga no veículo de transporte, levando ao tombamento.

Negligência

Aparece por um descuido, uma falta de atenção. A negligência é a situação mais comum, ocorrendo em diferentes situações. Por exemplo: quando o motorista de um caminhão atende o celular, quando o trabalhador conversa com outra pessoa e acaba deixando de prestar atenção à tarefa que está executando etc.

Assim, a negligência pode aparecer em atividades mais simples, como o transporte de uma caixa por meio de uma empilhadeira móvel. Como a caixa pode impedir a visão do trabalhador, a carga pode cair por um simples desnível no chão.

Considerando esses problemas, o que pode ser feito para reduzir os riscos da atividade de transporte de cargas? Uma das respostas é:

Gerenciamento de riscos

Essa prática é uma das melhores para impedir que acidentes aconteçam. Basicamente, ela se constitui em um conjunto de recursos que podem ser utilizados para reduzir os riscos, considerando a logística aplicada pela empresa.

Assim, o gerenciamento de riscos envolve os aspectos materiais e humanos a fim de controlar, dirigir, organizar e planejar as melhores práticas, evitando a ocorrência de acidentes.

Por exemplo: essa prática pode prever a capacitação profissional dos trabalhadores e a substituição de equipamentos e veículos antigos, que podem ocasionar acidentes no transporte de cargas.

O resultado é facilitar o processo de transporte, assegurando as melhores práticas. Para isso, é elaborado o Plano de Gerenciamento de Riscos, que prevê a análise da logística, as técnicas mais adequadas para o contexto e a realidade da empresa e o monitoramento das atividades.

Assim, as principais vantagens do gerenciamento de risco são:

Controlando os riscos do transporte, a empresa evita prejuízos e garante a segurança dos trabalhadores e da sua mercadoria. Agora que você já conheceu os principais riscos do transporte de cargas, que tal aprender mais sobre outros assuntos relacionados à logística do seu negócio? Assine gratuitamente a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Sair da versão mobile