A logística é uma área bem vasta, que possui vários focos de atuação, desde os mais operacionais até os mais estratégicos. Conhecê-los é uma excelente maneira de escolher o melhor campo para trabalho, de acordo com o perfil profissional.
Pensando em ajudar você a compreender um pouco mais sobre esse importante setor, listamos aqui as principais áreas de atuação da logística. Tem dúvidas sobre o assunto e quer saber melhor como funciona cada uma dessas etapas? Continue a leitura e entenda!
Principais áreas de atuação da logística
Armazenagem
A armazenagem determina o melhor aproveitamento do espaço necessário para manter e conservar o estoque. Essa definição passa por estudos que abrangem a localização, as dimensões do espaço e até mesmo a possibilidade de climatização do local.
Entre as decisões que envolvem essa área, estão a escolha do melhor lugar para implementar o CD (de acordo com as rotas de saída, proximidade dos clientes, tributação, entre outras variáveis) e o aluguel de galpões.
Embalagem
Essa é a área responsável pela conservação dos produtos transportados, garantindo a entrega dessas mercadorias ao seu destino sem nenhum tipo de dano, o que sempre gera prejuízos e dores de cabeça.
Nesses casos, ao fazer a negociação com fornecedores, o ideal é também prezar pela qualidade e não somente pelo custo das embalagens. Vale lembrar, também, que é necessário realizar um estudo a respeito das caixas mais adequadas de acordo com as características do produto e outros itens adicionais de segurança — como o plástico bolha.
Esse cuidado ajuda a evitar que embalagens apertadas demais sofram avarias (podendo causar danos às mercadorias), ou que o item sofra danos por ser transportado em um pacote maior, gerando atrito.
Estoque
O profissional de logística que seguir esse caminho terá de ter organização para manter os produtos em ordem e em quantidade suficiente para suprir o atendimento aos clientes, além de controlar os pedidos e os relatórios de compra e venda.
Apesar de ser considerada uma área de “chão de fábrica”, as rotinas afetam diretamente os resultados de compras e vendas — ajudando no equilíbrio entre a procura e a aquisição de novos itens, em comparação ao que ainda está disponível no estoque.
Para isso, algumas análises mais complexas são realizadas, como o levantamento da previsão de demanda e a análise de curva ABC, por exemplo.
Manutenção de informação
É nesse setor que as informações de custo e desempenho da empresa tramitam para a realização das transações diárias. O levantamento dos custos é crucial para todas as atividades do negócio, haja visto que, quando é muito elevado, impacta na lucratividade do negócio.
Além disso, em tempos em que os mercados estão cada vez mais concorridos e os clientes mais exigentes, ter as informações adequadas e relevantes pode ser o fator-chave para conquistar um diferencial competitivo.
Processamento de pedidos
Garantir a entrega no prazo é tudo. É preciso ter controle desde o primeiro momento em que um pedido é realizado e mobilizar esforços para garantir sua rápida e segura entrega — tarefa desse setor de processamento de pedidos.
Existem casos em que o envio chega para o cliente depois da data acordada, mas sem que a responsabilidade seja da transportadora (que cumpriu o seu tempo). Nesses casos, é provável que algum processo interno esteja causando a demora na liberação dos pedidos, o que influencia no prazo total que foi estimado para o cliente.
Transporte
É a área que engloba de um a dois terços dos custos logísticos. Sem o transporte, nada pode ser feito, pois garantir seu bom funcionamento assegura a produção, a distribuição e a comercialização dos produtos. Um bom profissional consegue ainda avaliar e melhorar a cadeia logística e as opções de transporte, para reduzir custos e ampliar a competitividade das empresas.
É nessa área que se define qual é a melhor transportadora — de acordo com o tipo de item, prazo ou custo —, o planejamento de rotas, a programação de pagamentos para as transportadoras e gestão de ocorrências no transporte, por exemplo.
Gestão da frota
Essa área é voltada para empresas que possuem frota própria. Ela se baseia na análise de desempenho dos veículos, decisão de renovação dos transportes utilizados, acompanhamento da emissão de poluição e gestão da manutenção.
Aqui, toda a rotina é voltada para o cuidado com os carros e caminhões, a fim de garantir o melhor desempenho possível e bons resultados em transportes e distribuição — e, consequentemente, a satisfação dos clientes.
Supply chain management
O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser considerado como uma evolução da logística. Nessa área, deixa-se de acompanhar apenas os processos internos e se estende o olhar para os parceiros de negócios (fornecedores e transportadoras).
O objetivo é alcançar a integração entre as partes, de modo a gerar mais eficiência nos processos e garantir o aumento da satisfação dos clientes e sua fidelização. A vantagem dessa gestão é que todos os envolvidos na sua cadeia de abastecimento trabalham de maneira integrada e passam a atuar em conjunto, tornando as operações mais sólidas e aumentando a competitividade do grupo.
No artigo de hoje, mostramos apenas as principais áreas de atuação da logística. Como se pôde ver, para quem deseja iniciar uma carreira no setor, as opções são bem variadas, contemplando os mais diversos perfis. Agora que você já conhece melhor, já sabe qual escolher?
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