Ícone do site Blog Logística

Paranaguá quebra recorde em movimentação de grãos

No mês de junho, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá chegou ao recorde de 1,92 milhão de toneladas de grãos exportados. A marca foi a maior movimentação mensal registrada desde a criação do corredor. O novo recorde supera o anterior, 1,81 milhão de toneladas em maio de 2011, em 5,9%.

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o resultado fruto do aumento da produtividade dos três berços que escoam grãos em Paranaguá.

Em março deste ano, o Corredor da Exportação inaugurou dois novos shiploaders. Os novos equipamentos do porto têm capacidade de carregar 33% mais rápido que os anitifos. Dessa forma, o Corredor aumentou sua produtividade por hora, de 1,5 mil tonaledas carregadas para 2 mil toneladas em 60 minutos. Os investimentos totalizaram R$ 59 milhões.

“O Corredor de Exportação é o coração do porto e era um compromisso desta gestão devolver a competitividade ao complexo. Conseguimos bater o recorde mesmo com seis dias de chuva ao longo do mês”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho.

O Corredor de Exportação também registrou recorde na movimentação total do primeiro semestre. Foram 8,48 milhões de toneladas de grãos, alta de 1% comparada aos primeiros seis meses de 2014.

O mês ainda teve outras duas marcas históricas para o Porto do Paranaguá. No dia 9, o porto bateu o recorde diário em um único berço de atracação, com 50,4 mil toneladas de soja escoadas. A outra marca foi o número de caminhões carregados de soja, farelo ou milho que passaram pelo Pátio de Triagem do porto, com 44,7 mil veículos, 8,5% a mais que o recorde anterior.

Nos últimos quatro anos foram investidos R$ 511 milhões em obras para manutenção, ampliação e melhorias nos portos paranaenses.

Sair da versão mobile