O que você precisa saber antes de alugar um galpão logístico

Toda empresa que trabalha com vendas de produtos precisa de um estoque. Para isso, é necessária uma instalação adequada, que permita armazenar todos os itens corretamente. Porém, ao decidir sobre galpões para alugar, existem alguns aspectos estratégicos que devem ser considerados, já que contribuem diretamente para os resultados a serem obtidos.

galpões para alugar

A seguir, listamos alguns desses pontos que ajudarão você a tomar a melhor decisão sobre a escolha de galpões para a gestão de estoque do seu negócio. Continue conosco e confira tudo sobre o assunto!

Localização estratégica

Esse é um dos principais pontos que devem ser avaliados na hora de alugar um galpão logístico. O ideal é optar por um imóvel que esteja localizado próximo às principais vias de acesso, ao mesmo tempo que o trânsito não influencie tanto nos prazos.

Isso ajuda muito na circulação dos veículos e permite que a rota de entrega seja otimizada, já que a base se encontra em um local estratégico — com facilidade para sair da cidade, por exemplo. Ao observar esse quesito, a empresa contratante do galpão também agrega possibilidades de trabalhar o seu frete de maneira mais competitiva, com formas de entrega diferenciadas e preços mais vantajosos ao seu consumidor final.

Resistência do piso

A resistência do piso é um item fundamental para o processo de avaliação e escolha do galpão. Afinal, a qualidade e a forma de construção do piso determinam diretamente a capacidade de carga que poderá ser movimentada no local.

Sendo assim, opte por galpões que possuam pisos resistentes, com grande capacidade de suporte e nivelados a laser. Agindo assim, você evita problemas futuros associados a gastos com reforma e manutenção.

Edificações de apoio

Existem atividades que não estão diretamente relacionadas ao trabalho logístico, mas que também servem como assessoria a ele. Essas atividades demandam estruturas de apoio para serem realizadas. Exatamente por isso é importante observar se os condomínios logísticos contam com edificações como restaurantes, vestiários, estacionamento amplo, salas de descanso para motoristas etc.

Tais recursos, além de contribuírem para uma eficiência maior das operações logísticas, também agregam mais qualidade de vida aos colaboradores, tendo como consequência um ganho potencial em motivação e produtividade.

Qualidade das instalações

O segundo ponto que precisa ser avaliado diz respeito à qualidade das instalações. Isso envolve verificar a situação elétrica, a iluminação, a pintura, entre outras coisas — ou seja, tudo que envolve a segurança dos produtos que serão acondicionados.

Estrutura adequada

Existem diversos tipos de galpões, desenvolvidos para atender à armazenagem de produtos distintos e à sua necessidade. Além disso, é preciso analisar a altura e verificar se a administração do galpão obteve todas as licenças necessárias — como o alvará de liberação do corpo de bombeiros. Essas autorizações atestam que o lugar cumpre com todos os requisitos necessários para garantir o seu funcionamento.

Essa análise criteriosa sobre a obtenção de licenças e validação de alvarás é essencial para diluir o risco de perda dos ativos da empresa por danos causados por incêndios, por exemplo. Afinal, as seguradoras exigem que toda a documentação pertinente à segurança física do local esteja em dia para efetivar ressarcimentos e o direto da proteção. Mais do que uma questão burocrática, a observação deste item diz respeito à segurança do patrimônio da empresa.

Recursos de segurança

Observar o planejamento da segurança existente no local também é fundamental. Vale verificar se o galpão possui controle de portaria, guarita, sistema de monitoramento, entre outras coisas. Isso oferece uma tranquilidade maior de que, tanto as pessoas quanto os veículos e as cargas, correm menor risco de sofrerem furtos ou roubos.

A presença de uma portaria 24h é outro detalhe importante que ajuda no quesito segurança para além do horário comercial, quando existem mais pessoas no prédio, o que auxilia na inibição de saques e outros crimes contra a empresa.

Capacidade de armazenagem

Todo gestor tem o objetivo de fazer sua empresa crescer e expandir as operações. Nesse sentido, é essencial avaliar a capacidade de armazenagem na hora de alugar um galpão logístico e se ele suporta o aumento do fluxo de materiais e veículos. Assim, é possível garantir a escalabilidade sem que se faça necessário escolher outro local maior para mudar as operações.

Muitos galpões, como os que existem em condomínios logísticos, trabalham com aluguel modular. Ou seja, é possível alugar partes menores de um galpão e ampliar a contratação conforme o aumento da demanda por espaço da empresa.

Estacionamento para carretas

Mesmo que você escolha um galpão excelente, que possua todos os requisitos de qualidade e layout exigidos, também é necessário preocupar-se com a área externa e sua segurança. Ter um local amplo para a movimentação e o estacionamento dos veículos é importante para garantir que as operações logísticas sejam executadas normalmente, sem riscos e dentro do prazo esperado.

Contar com espaços adequados para movimentação de caminhões e contêineres, por exemplo, garante mais eficiência nas operações e mais segurança para os colaboradores. O tempo despendido para o monitoramento da realização de manobras passa a ser mais bem aproveitado em outras atividades mais importantes para o negócio.

Até aqui, podemos entender que a escolha por galpões para alugar não pode ser feita de maneira simplista, mas, pelo contrário, por meio da avaliação de itens objetivos e que façam diferença para o desenvolvimento dos processo de uma empresa. Afinal, de nada adianta trabalhar departamentos importantes da empresa, como produção, marketing e vendas e falhar no aspecto logístico por causa de uma escolha equivocada relacionada ao galpão alugado.

O critério de avaliação de galpões para alugar varia de acordo com as necessidades da empresa e o grau de rigor que é aplicado no processo de seleção. Esses são alguns dos pontos principais que devem ser avaliados na sua busca, permitindo que a escolha realizada seja a mais adequada possível — mesmo que, para isso, os custos precisem ser um pouco maiores.

Você já observou alguns dos itens citados ao decidir sobre o aluguel de um galpão logístico? Quer saber mais sobre a logística para o seu negócio? Então, confira agora as principais vantagens da terceirização de logística!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

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