Durante o XII Seminário Guarani – Cenários e Perspectivas para os Mercados de Açúcar, Etanol e Energia – Safra 2014/15, realizado em São Paulo, o presidente do Instituto Brasileiro de Logística, Paulo Fleury, divulgou que na avaliação dos executivos do setor de logística, a nota da infraestrutura brasileira caiu e vem caindo ao longo dos anos.
Os executivos que participaram da pesquisa apontaram que a atual infraestrutura de logística sofre com aumentos de custos (99%), aumento do prazo de entrega (99%), perda de renda (95%), inviabilização de investimentos privados (92%) e aumento de estoques (90%).
Fleury reconheceu que o Brasil tem feito investimentos em infraestrutura, mas apesar disso, segundo ele, ela segue com avaliação negativa e essa falta de infraestrutura logística adequada afeta a competitividade internacional. Vimos isso recentemente aqui no Blog Logística, quando mostramos que o Brasil atrasa entregas por falhas no transporte.
Para 49,6% dos pesquisados, o maior problema é justamente a qualidade da infraestrutura existente. A falta de disponibilidade é apontada por 50,3%. “Segundo os profissionais de logística, a falta de disponibilidade de vias e modais é tão prejudicial quanto à qualidade das mesmas”, disse Fleury.
Embora existam investimentos, muitos vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o país sofre com grandes obras iniciadas, mas não acabadas.
Tudo isso ajuda a contribuir para a descrença dos empresários em relação aos projetos do Governo voltados para a Infraestrutura. Em 2011, a nota dada por profissionais de logística ao PAC, foi de 6,2. No ano passado essa nota caiu para 5,7. Sobre a implementação dos projetos do PAC passou de 4 em 2011 para 3,9 em 2013 e a menos que algo efetivo seja feito, cairá ainda mais esse ano.