Ministro da Fazenda acredita que outorgas serão mais simples para portos

O sistema de outorgas está de volta à realidade das concessões para operação das estruturas de logística do país. Após os rumores de que poderiam ser utilizados nas concessões das ferrovias, já comentado aqui no Blog Logística, o ministro da Fazenda Joaquim Levy comentou sobre as outorgas para os portos brasileiros.

outorgas portos

Levy afirmou no dia 30 de maio que a venda de ativos no setor financeiro vai ajudar na captação de recursos, além de representar uma opção de investimentos. Segundo o ministro, o sistema de outorgas é “mais simples e eficaz” para a concessão dos portos. O ministro também lembrou que está em análise as ações necessárias para a completar a capacidade do BNDES de financiar os projetos de concessões.

Levy atentou para a necessidade de sair da zona de conforto para aumentar a produtividade no momento de dificuldades a economia. Em sua fala, em palestra na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o ministrou ainda espera que as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro seja gere otimismo à economia.

Sistema de Outorga

No modelo de outorga, apenas uma empresa se torna responsável por determinada operação modal, seja um trecho rodoviário, ferroviário ou uma estrutura portuária. Neles, é cobrado uma taxa pelo direito de exploração do modal.

Somente para os trechos ferroviários, o governo espera gerar receitas de cerca de R$ 3 bilhões para os cofres públicos com a adoção do sistema.

O atual modelo, lançado pela presidente Dilma em 2011 para as ferrovias, não previa a taxa. Ganhava o leilão o candidato que oferecesse a menor tarifa operacional.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + quinze =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.