A cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, recebeu uma nova estação de manutenção de locomotivas da empresa de logística VLI. A unidade foi inaugurada no início de janeiro e deve atender o aumento da demanda por inspeções periódicas e manutenções decorrentes do crescimento da frota em operação na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Antes do novo posto, a cidade contava com uma estrutura que permitia pequenos reparos nas locomotivas. Com a nova estação, o corredor Minas-Bahia conta com uma unidade capaz de atender mais demandas de manutenção preventivas e corretivos. O posto deve receber cerca de 40 locomotivas que operam no transporte grãos e minério carregados em Pirapora e Santa Luzia.
Anteriormente, as máquinas da região eram deslocadas para a Oficina de Montes Claros, a 460 km de distância, para a realização dos devidos processos de manutenção. A nova estação vai possibilitar a agilização dos processos, aumentar a produtividade e reduzir os gastos logísticos.
A novo posto de Pedro Leopoldo tem uma área de 500m², e possui estrutura completa com plataforma, vestiários, escritório, almoxarifados, área de convivência e sala de máquinas. O projeto teve investimentos de R$ 2,1 milhões.