Ícone do site Blog Logística

Logística na indústria têxtil: quais são os principais desafios?

A área de logística enfrenta diversos desafios diariamente — que vão desde manter o controle de estoque eficaz até garantir altos níveis de serviço. Tudo isso para cumprir o objetivo de entregar o produto certo, no local indicado, no menor tempo possível e pelo custo mais baixo.

No post de hoje, vamos nos aprofundar no assunto e falar sobre a logística na indústria têxtil.

Quer saber mais sobre suas dificuldades e como a terceirização pode ajudar a contorná-las? Então continue nos acompanhando!

Afinal, quais são os desafios da logística na indústria têxtil?

Existem rotinas comuns e particularidades em todos os setores que a logística contempla.

Veja, abaixo, alguns dos desafios da indústria têxtil de acordo com essas características:

Equilibrar os níveis de estoque

A indústria têxtil lida muito com a moda e as mudanças que cada temporada traz.

Devido a essa alta rotatividade, que pode chegar a 4 ciclos anualmente — referentes às estações do ano — alguns clientes adotam a estratégia de manter estoques mínimos, enquanto outros preferem trabalhar com o just in time.

Nesse sentido, é preciso conseguir alcançar um equilíbrio em meio a essas variações, evitando ao máximo as perdas de estoque — e atendendo a todos os pedidos dos clientes.

A análise de previsão de demanda e avaliação do histórico de outras temporadas podem ajudar a minimizar os impactos dessas oscilações.

Grande variedade de SKU’s

Outra grande dificuldade que a logística na indústria têxtil pode enfrentar é a larga variedade de SKU — Unidade de Manutenção de Estoque. Isso quer dizer que, para cada item, podem existir diversos tamanhos e cores.

Sem o devido cadastro e um controle rigoroso no estoque, a movimentação desses itens pode gerar erros no atendimento de pedidos, furos no estoque e redução drástica na acuracidade do inventário.

Para contornar esse possível problema, é fundamental fazer um registro para cada tipo (tamanho e cor) e realizar o endereçamento adequadamente no estoque, além da conferência antes de enviar os pedidos.

Manter uma frequência de transporte alta

Você já deve ter percebido até aqui como esse nicho é dinâmico e requer velocidade nas operações. Ou seja, outra grande dificuldade que pode ser encontrada é a realização de entregas em alta frequência.

O desafio está em conseguir fracionar o transporte sem que os custos sejam consideravelmente maiores do que quando o envio é feito por transporte lotação — ou seja, quando se envia um veículo grande, totalmente carregado para um cliente.

Nesses casos, o ideal é contar com uma frota que possui veículos menores e montar um planejamento de rotas mais eficaz, visando atender todos os pontos de entrega — ao mesmo tempo em que se otimiza o custo de frete.

Estrutura específica para armazenamento

Outro ponto que vale a pena destacar é a estrutura necessária para armazenar os itens. Um bom exemplo disso é a necessidade de manter locações com diversos tamanhos, para que possam acondicionar cada tipo e dimensões dos diversos itens — da forma mais apropriada possível.

Essa estrutura é mais específica, pois busca atender as condições de armazenagem de cada produto separadamente.

Como a terceirização pode ajudar?

A terceirização das mais diversas áreas da logística na indústria têxtil pode ajudar de diversas formas, além de oferecer muitos benefícios, como, por exemplo:

Galpão logístico como vantagem

Nesse contexto, a locação de galpões logísticos se torna uma excelente opção. Isso porque eles podem proporcionar diversas estruturas de acordo com o tipo de operação — além de ajudar em questões estratégicas como a redução de custos e a proximidade com clientes e fornecedores.

Existem diversos aspectos que podem ser considerados como desafio da logística na indústria têxtil. Porém, como é possível ver, com planejamento e análises, é possível encontrar ótimas soluções!

Gostou desse post? Então confira também as principais tendências de logística para 2017!

Sair da versão mobile