Ícone do site Blog Logística

Logística na Black Friday

A Black Friday já se estabeleceu como uma das principais ações comerciais no Brasil, com grande força no comércio eletrônico. Para o sucesso nas vendas, é essencial que adequem sua logística para evitar transtornos. Nos últimos anos, as principais lojas online tiveram problemas com sites fora do ar ou muito lentos.

Algumas pesquisas mostram que se o usuário tiver que esperar mais de seis segundos para uma página abrir, ele tende a desistir do acesso. É importante fazer um planejamento especial não apenas de marketing, mas também de reforço na logística de entrega e, principalmente, na contratação de servidores e data centers para suportar o maior tráfego de dados.

Mesmo sem as condições perfeitas, a Black Friday cresce a cada ano no Brasil. Em 2013, o comércio eletrônico movimentou R$ 424 milhões, 95% a mais que no ano anterior, quando registrou R$ 217 milhões. Com a estrutura logística adequada, esses números poderão ser cada vez maiores.

Com origem nos EUA, a data acontece na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. Ao contrário do Brasil, o foco original é nas lojas físicas. As liquidações americanas online acontecem na segunda-feira seguinte, a Cyber Monday. Esse ano será a quinta edição da data no Brasil, que acontecem no dia 28.

Sair da versão mobile