Ícone do site Blog Logística

Logística do futuro: Embalagens compactas


As embalagens compactas vieram para contribuir com a logística mundial e ainda beneficiar o meio ambiente: Por mais simples que possa parecer, uma ação como essa é capaz de proporcionar uma considerável economia de papelão e outros materiais, além de facilitar a armazenagem e o transporte dos produtos.

As embalagens compactas trazem muitas e interessantes vantagens. Um dos grandes desafios enfrentados por quem lida com a logística é encontrar formas de baratear os custos e ampliar a capacidade de estocagem e transporte de produtos. Desafios que ficam bem menores com as embalagens compactas.

Por suas dimensões reduzidas, fica muito mais fácil armazená-las e transportá-las, além da economia oriunda do menor uso de papelão, plástico ou qualquer outro material de que sejam feitas. Como consequência, o meio ambiente é beneficiado, pois o uso menor de materiais garante maior preservação.

As embalagens compactas podem ainda levar certo tempo para serem adotadas, pois são necessários estudos e testes para assegurar a integridade dos produtos transportados e tudo o mais, porém desponta como uma tecnologia muito promissora.

Um bom exemplo disso foi feito pela Nike. O Nike Free 5.0 é um dos tênis mais flexíveis já feitos, porém, a embalagem compacta projetada para ele também chama a atenção, pois possui um terço do tamanho de uma caixa de sapatos regular.

Infelizmente, a embalagem é apenas promocional para o lançamento do produto e não foi usada em larga escala. Mesmo assim, ganhou o Publicis Impetu, um Leão de Prata de Design em Cannes.

Veja no vídeo como esse exemplo de embalagens compactas pode ser uma ótima ideia!

Quer saber mais sobre a logística do futuro? Veja nosso post sobre as 5 tendências em logística para 2017.

Sair da versão mobile