Empresas do varejo também precisam implementar soluções que otimizem as operações e aprimorem o relacionamento com seus consumidores. Afinal, os clientes finais lidam diretamente com o negócio sem a atuação de nenhum intermediário, e toda essa transação influencia na imagem da marca que será projetada no mercado.
Não sabe qual é a importância da logística de varejo? Quer aprimorar os processos da sua empresa? Continue a leitura e veja como fazer isso!
Quais são os aspectos fundamentais na gestão de varejo?
Apesar de muitas pessoas ainda associarem a logística apenas ao transporte dos produtos, seu processo envolve um fluxo mais completo, que se inicia quando os itens são recebidos na empresa. Confira, abaixo, alguns pontos fundamentais para uma logística de varejo bem estruturada:
Gestão de estoque
A gestão de estoque compreende o controle do fluxo de produtos que a empresa disponibiliza para os clientes. Trata do acompanhamento da previsão de demanda, integração com o setor de Compras — para que as aquisições sejam mais coerentes com a realidade —, realização de balanços dos itens e acompanhamento de indicadores de desempenho do setor, geralmente ligados a índices de atendimento de pedidos, acuracidade de inventário, índice de perdas, entre outros.
Rotinas de armazenagem
Nesse caso, a questão está mais voltada para as rotinas operacionais do estoque. Esse processo envolve, principalmente, o recebimento, armazenagem, separação de pedidos, conferência, expedição e emissão de documentação.
Segurança dos produtos
Essa é uma parte fundamental da logística de varejo: além de influenciar nos índices de avarias e perdas, a segurança dos produtos afeta diretamente a satisfação dos clientes em relação ao negócio.
Portanto, é necessário ter um cuidado especial durante a movimentação dos itens no estoque e no carregamento do veículo. Lembre-se também de investir em embalagens adequadas, que garantam a segurança dos materiais.
Transporte de cargas
Última etapa de um fluxo logístico, é aqui que a entrega dos pedidos para os clientes é planejada. O ideal é elaborar rotas otimizadas, aprimorando o percurso para que todos os prazos sejam atendidos com eficiência.
Algumas empresas já investem na logística reversa: como o nome já sugere, trata-se do processo inverso, ou seja, a coleta do produto, por parte da empresa, na residência do consumidor ou em outro ponto. Essa prática é usada principalmente em casos de trocas e devoluções.
Por que é importante investir na logística de varejo?
Como você pode ver, existem diversas etapas fundamentais para a satisfação do consumidor que dependem da gestão logística. Se não houver uma atenção especial para esse processo, é grande a probabilidade de ocorrerem falhas, aumento de custos, perda de produtividade, desperdícios e problemas com as entregas nos clientes finais. Sendo assim, podemos dizer que a logística ajuda a estruturar melhor esses processos, tornando-os mais eficazes.
Quais vantagens a logística proporciona para as empresas?
Aumento da eficiência
Com a gestão logística de varejo, os processos passam a ser mais estruturados, com cada etapa definida, bem como os custos oriundos de cada atividade. Dessa forma, é possível conseguir resultados otimizados utilizando o mínimo de esforço e recursos possível.
Redução de custos
Como você viu, é possível reduzir os custos por meio da eficiência, das melhorias adotadas nas rotinas de trabalho, pela composição mais precisa do estoque e sua organização e pelo planejamento adequado das rotas de entrega.
Maior qualidade
Todo o planejamento e execução se reflete no aumento da qualidade dos serviços. Isso pode ser percebido na redução dos índices de avarias dos itens em estoque, maior agilidade na realização das tarefas e menor tempo de entrega, por exemplo.
Criação de vantagem competitiva
Quando o foco da logística está voltado para a estratégia empresarial, os objetivos da área passam ser coerentes com os da empresa, tornando os resultados cada vez mais satisfatórios. Exemplos disso são a redução de custos e o aumento da qualidade dos serviços, que ajudam a criar vantagem competitiva.
Ainda tem alguma dúvida de que a logística de varejo é essencial para a sua empresa otimizar suas atividades e se destacar no mercado? Quer mais informações para melhorar a logística da sua loja? Então assine gratuitamente a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!