Logística de atacado: confira os 3 principais desafios

Definir a logística é uma das partes mais importantes e desafiadoras de um negócio. Pensar no armazenamento, segurança, percurso e tempo de entrega das mercadorias envolve um investimento estratégico que deve ser realizado após muitas análises e pesquisas.

logistica-de-atacado-confira-os-3-principais-desafios.jpeg

Quando falamos em logística de atacado, existem 3 desafios que todo gestor com certeza irá se deparar. Nesse artigo, você vai conferir como solucioná-los e conquistar ótimos resultados!

Localização do galpão

Ao optar pelo armazenamento do estoque em galpões, a localização é um fator muito importante. Quanto mais afastado do centro o galpão estiver, menores as chances de realizar uma entrega em tempo hábil — sem contar o custo com o transporte, que será maior.

Mesmo que os galpões localizados nos grandes centros exijam um investimento maior, coloque no papel os custos que sua empresa teria caso optasse por um local mais distante.

Também é importante ficar atento aos vários tipos de galpões e algumas características importantes, como segurança 24h, amplo estacionamento, piso resistente, boa iluminação, ventilação, sistema de combate à incêndios, entre outros.

Escolha do investimento ideal

Comprar, construir ou alugar um galpão? Essa com certeza é uma dúvida que muitos gestores possuem. Todas as opções apresentam vantagens e desvantagens. Veja:

Construir

Essa é uma boa opção quando a empresa não consegue encontrar um local que cumpra com todas as exigências do negócio. Porém, é preciso levar em conta que a construção é uma alternativa com alto custo e que exige muito planejamento.

Além disso, esse caminho acaba levando à construção de um galpão longe dos grandes centros comerciais, já que esses locais já são utilizados por outras empresas.

Comprar

Ao escolher essa opção, a empresa tem a possibilidade de armazenar o estoque em grandes centros comerciais e de se livrar das burocracias de uma construção — como ter o alvará e licenças do poder público, por exemplo.

Porém, com o tempo e de acordo com o andamento do negócio, o galpão torna-se um bem passivo, ou seja, você terá mais gastos para mantê-lo do que lucro.

Alugar

Essa é uma ótima opção para quem deseja expandir o negócio sem precisar de um custo inicial elevado. Além de contar com a boa localização, ao alugar um galpão a empresa terá uma infraestrutura especializada, capaz de atender todas as suas necessidades.

E mais: não será necessário permanecer sempre no mesmo local. Afinal, essa opção permite o deslocamento do estoque sempre que a empresa considerar indicado.

Planejamento de rotas

Por fim, é necessário ficar atento ao planejamento de rotas. Contar com um bom sistema que auxilie no agendamento, otimização, rastreio e suporte para os clientes já garante boa parte do sucesso nessa questão, mas é preciso avaliar outros fatores para que a mercadoria chegue de maneira correta.

Para evitar que haja perdas no transporte devido a danos no material, é importante que a equipe responsável por abastecer os caminhões seja devidamente treinada sobre os riscos de uma má organização.

A logística de atacado envolve várias decisões para que o resultado final seja uma entrega rápida e sem falhas. O gestor deve ficar atento para que os investimentos realizados tragam o retorno esperado para a empresa.

Agora que você conferiu os principais desafios nesse processo e como solucioná-los, aproveite para ver nossas 6 dicas para tornar sua logística mais eficiente!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + treze =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.