Se for pedido um adjetivo para definir a logística moderna, algo como “incrível” seria o mais apropriado. A capacidade das operadoras atuais de movimentar e armazenar carga é inacreditável, principalmente se comparada às possibilidades diminutas de poucas décadas atrás.
O contêiner de 20 pés (TEU) foi criado apenas em 1956 e revolucionou a forma de carregamento de cargas. Hoje em dia, ele é a base para o transporte de cargas em diferentes modais.
O MSC Oscar, maior navio cargueiro do mundo, leva até 197 mil toneladas de carga. Em 2013, mais de 9 bilhões de toneladas de cargas foram carregadas pelo mar. Para comparação, foram 42 milhões de toneladas levadas por aviões. Ainda em 2013, 31% das exportações brasileiras foram transportadas pelo mar.
Parceira próxima do desenvolvimento tecnológico, a logística está presente em todas as fases do comércio. Portos, aeroportos, ferrovias, centrais de distribuição e armazéns tem estruturas cada vez mais avançadas e automatizadas. O MSC Oscar, citado anteriormente, transporta uma quantidade altíssima de carga com uma equipe relativamente curta.
A logística é incrível e surpreende a cada avanço.
Se alguém achar esse assunto chato, basta mostrar tudo que a logística é capaz! Confira nosso infográfico e conheça fatos surpreendentes sobre as operações logísticas globais.