A importância da gestão eficiente nos almoxarifados

gestao eficiente nos almoxarifadosAntigamente as empresas costumavam amontoar suas mercadorias juntamente com entulhos e restos de materiais sem uso, nos chamados depósitos, que nada mais eram que grandes espaços onde tudo era literalmente jogado. Já nos dias de hoje, ao contrário desses depósitos de antigamente, as empresas investem cada vez mais nos almoxarifados e na estrutura tecnológica que faz desses locais, importantes e estratégicos centros em sua cadeia logística.

Os almoxarifados modernos podem ser, por exemplo, controlados climaticamente por computador, garantindo maior preservação dos produtos acomodados neles. São locais que concentram atividades de recebimento, armazenagem, expedição e distribuição de materiais e onde a organização é imprescindível para facilitar as atividades diárias e manter o fluxo ágil de mercadorias e documentação, o que configura, para muitas empresas, um grande desafio.

Porém, buscar mecanismos que favoreçam essa organização significa melhor uso do tempo, redução dos custos e aumento da competitividade, objetivos que costumam gerar muitos gastos para as empresas que buscam metodologias, tecnologias e profissionais qualificados para alcançá-los.

Essa sonhada organização será determinante para a competitividade da empresa, pois favorece o bom atendimento, o cumprimento dos prazos e, consequentemente, sua boa reputação no mercado, fidelizando um número cada vez maior de clientes satisfeitos.

O controle eficiente

Um controle ineficiente dos almoxarifados gera prejuízos enormes para a empresa. Nada pior que desperdiçar recursos com produtos esquecidos no estoque e que acabam estragando. A própria reposição de materiais passa a ter um acompanhamento mais adequado, poupando recursos ao evitar compras desnecessárias, assim como garante que nada falte na hora da produção.

A importância do almoxarife

Bons profissionais para gerenciarem os almoxarifados são um grande diferencial, pois é tarefa do almoxarife mantê-los em pleno funcionamento e bem organizados, observando fatores como padronização, critérios adequados de acondicionamento, registro, controle da documentação e localização de produtos e mercadorias, entre outros.

Porém, além de profissionais qualificados, as empresas precisam investir em tecnologia, em softwares de gerenciamento e administração de estoque nos almoxarifados, pois dar a devida atenção a esse setor é assegurar para a empresa economia e, principalmente, ganho de tempo, um recurso cada vez mais precioso nos dias de hoje.

Os almoxarifados são fatores estratégicos na cadeia logística e por isso é importante investir na estrutura tecnológica destes locais. Além disso, algumas boas práticas de operações logísticas podem — e devem — ser adotadas para a melhoria do setor.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + três =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.