2017
Gestão de frete: maneiras de torná-la mais eficiente
Fazer uma gestão de frete adequada é fundamental para conseguir mais eficiência no transporte e, ao mesmo tempo, conseguir melhores resultados financeiros. Para que isso se torne possível, é necessário tomar alguns cuidados básicos.
Além do cálculo correto do frete, algumas medidas podem — e devem — ser adotadas para otimizar essa administração. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja as dicas que separamos para você!
Como o cálculo de frete deve ser realizado?
O primeiro passo para conseguir bons resultados na gestão de frete é começando pelo cálculo do custo que será repassado aos clientes. Se alguma variável é negligenciada, existe uma chance muito grande de que se terá prejuízos.
Entre os principais pontos que influenciam no valor do frete, estão:
- peso e dimensões;
- valor da nota fiscal;
- distância percorrida;
- tipo de produto;
- urgência no envio;
- taxas específicas (pedágio, GRIS, Ad Valorem, entre outras);
- impostos.
Quais medidas podem ser adotadas para otimizar a gestão de frete?
Existem diversos meios de implantar melhorias na rotina de administração de fretes. Entre eles, podemos citar:
Planejamento de rotas
A maior parte do custo de um frete está ligado ao gasto com combustível. Para reduzir esse valor e ainda otimizar as rotinas de entregas, é necessário adotar o planejamento de rotas.
Por meio dele, os percursos são aprimorados, o que possibilita realizar mais entregas com um gasto operacional menor. Além disso, essa prática ajuda a aumentar a satisfação dos clientes, já que as entregas passam a ser feitas de maneira mais ágil.
Acompanhamento de indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho — também chamados de KPI’s — permitem que o gestor identifique a eficiência dos seus processos. Por meio deles, consegue-se saber se a aplicação dos recursos empresariais é suficiente para alcançar os objetivos.
Alguns indicadores que podem ser acompanhados são:
- custos operacionais;
- capacidade ociosa no carregamento dos veículos;
- tempo total de parada por veículo em manutenção;
- gastos com trocas e devoluções.
Investimento em tecnologia
A tecnologia tem se tornado cada vez mais indispensável para uma boa gestão. Com ela, as atividades são automatizadas, garantindo maior agilidade, produtividade, segurança e confiabilidade das informações.
Um sistema voltado para o transporte ajuda no monitoramento das entregas, acompanhamento de ocorrências, auditorias de pré-fatura, liberação de faturas para pagamento, entre outras coisas.
Locação de galpões
A locação de galpões é uma excelente estratégia para otimizar a gestão de fretes, principalmente no que diz respeito à localização dos Centros de Distribuição (CDs). Isso permite que a proximidade com os clientes seja maior.
Isso também faz com que os custos e os prazo de entrega sejam consideravelmente menores, o que é ainda mais relevante quando se trata de empresas de médio e grande porte, que possuem operações com maior abrangência.
Por que é importante fazer uma boa gestão?
Com uma boa gestão de frete os custos operacionais são reduzidos, o que ajuda a aumentar a lucratividade do negócio e, por consequência, sua vantagem competitiva.
Além disso, a rotina de entregas também é aprimorada, fazendo com que os veículos sejam melhor aproveitados e que as entregas possam ser feitas com maior frequência — garantindo maior satisfação dos clientes.
Como você pode ver, garantir uma gestão de frete eficiente proporciona benefícios para a empresa como um todo, não somente para os aspectos operacionais que envolve o transporte e o cálculo do valor das entregas.
O que achou desse artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco e confira agora as 6 principais vantagens de investir em uma plataforma de gestão de frete!
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
0 Comentários
COMENTÁRIOS